Moro vira réu em ação que pede condenação por prejuízos ao país pela Lava-Jato

A ofensiva contra o ex-ministro partiu de deputados federais do PT

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) virou réu em uma ação popular em que deputados federais do PT pedem que ele seja condenado a ressarcir os cofres públicos por alegados prejuízos causados à Petrobras e à economia brasileira por sua atuação à frente da Operação Lava-Jato, informa a colunista da “Folha de S.Paulo” Mônica Bergamo.

Segundo a reportagem, os petistas não estipularam o valor da indenização a ser pago em caso de condenação. A ação judicial foi apresentada no dia 27 e enviada à 2ª Vara Federal Cível de Brasília.

Na segunda (23), o juiz federal Charles Renaud Frazão de Morais recebeu a petição inicial, o que significa que dará curso à ação, assinada pelos advogados Marco Aurélio de Carvalho, Fabiano Silva dos Santos e Marco Antônio Riechel Mann Jr., do grupo Prerrogativas.

Os parlamentares afirmam que “o ex-juiz Sergio Moro manipulou a maior empresa brasileira, a Petrobras, como mero instrumento útil ao acobertamento dos seus interesses pessoais”.

“O distúrbio na Petrobras afetou toda a cadeia produtiva e mercantil brasileira, principalmente o setor de óleo e gás.”

A iniciativa da ação é dos deputados petistas Rui Falcão (SP), Erika Kokay (DF), Natália Bonavides (RN), José Guimarães (CE) e Paulo Pimenta (RS).