México volta a exigir visto físico para entrada de turistas brasileiros

A burocracia foi retomada para conter o aumento da imigração ilegal para os EUA

O Ministério do Interior do México decidiu voltar a solicitar o visto físico para turistas brasileiros que queiram visitar o país. A medida, segundo fontes consulares mexicanos, visa a reduzir o fluxo de cidadãos brasileiros que chegam ao México em busca de entrar ilegalmente nos EUA.

Desde novembro, um acordo entre os governos brasileiro e mexicano permitia que turistas brasileiros solicitassem um visto pela internet para visitar o México, mas desde a semana passada o serviço estava indisponível. Pelo Twitter, alguns candidatos ao visto reclamaram da indisponibilidade também do serviço de agendamento para a obtenção dos vistos físicos.

O Ministério do Interior do México decidiu eliminar a facilitação do visto de turista diante da dificuldade de conter o fluxo de imigrantes ilegais para os EUA. “Decorrente do fato de não haver avanços substantivos em ações conjuntas com o Governo da República Federativa do Brasil que possibilite o uso adequado da medida de facilitação migratória e a garantia de fluxos migratórios seguros, ordenados e regulares, o objetivo geral da regulamentação é que o governo mexicano decidiu eliminar a facilitação de obtenção de visto eletrônico para brasileiros que pretendam entrar no território nacional por via aérea, como visitantes sem autorização para realizar atividades remuneradas”, diz o ministério em nota.

Segundo o jornal mexicano “El Economista”, o governo do México justificou a medida afirmando que as estatísticas migratórias não detectaram redução do volume de migrantes brasileiros que transitam irregularmente pelo México. Embora o número de brasileiros que circulam irregularmente pelo México tenha sido menor de janeiro a maio de 2022, ele ficou acima dos casos registrados no mesmo período de 2021.

“A medida não proíbe a entrada de brasileiros como visitantes sem autorização para realizar atividades não remuneradas, mas agora eles terão que tramitar o visto no consulado mexicano, como fazem atualmente os brasileiros que pretendem entrar por terra ou mar”, disse o ministério.

O Brasil é a sétima origem mais comum de pessoas que chegam ao México para tentar atravessar a fronteira para os EUA ilegalmente. Nos últimos meses, Washington tem ampliado a pressão sobre o país vizinho para conter esses fluxos.