IF HOJE: candidatura de Doria segue no radar de investidores nesta quarta

Segundo parte do PSDB, o ex-governador de SP seria politicamente inviável

O PSDB se reúne nesta quarta-feira (18) para tentar persuadir o ex-governador de São Paulo, João Doria, a desistir da candidatura presidencial. Segundo parte dos dirigentes do partido, o político e empresário seria politicamente inviável e o melhor caminho seria consolidar apenas uma candidatura de terceira via para concorrer contra Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

O deputado Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nessa terça (17) que os candidatos do partido aos governos estaduais se manifestaram em reunião do PSDB, em Brasília, contra a candidatura presidencial de Doria. Já aliados do ex-governador, porém, pediram mais tempo para que ele se viabilize e que a decisão só seja tomada em junho ou julho. Eles reforçaram que Doria venceu as prévias do partido e, pelo regimento, tem direito a concorrer como nome do PSDB. Se o regimento não for respeitado, dizem esses aliados, Doria entrará na Justiça para garantir sua candidatura.

Por que importa?

As eleições presidenciais irão mexer com o mercado financeiro brasileiro este ano, especialmente no segundo semestre, enquanto analistas avaliam os planos de governo daqueles que lideram as pesquisas. Para grande parte das corretoras e casas de investimento, a vitória da terceira via seria o ideal.

Como impacta seus investimentos?

Caso Doria desista da candidatura, ativos de risco brasileiros podem se valorizar na esperança de parte do mercado que um outro candidato tenha mais força contra Lula e Bolsonaro. Se Doria reafirmar sua candidatura, o mercado pode ter uma baixa. Contudo, a maior pressão sobre os ativos vem de fora, especialmente dos Estados Unidos e dos rumos da política monetária americana.

Fique por dentro:

Deputados apelam ao STF para barrar privatização da Eletrobras no TCU

Na véspera da sessão plenária do Tribunal de Contas da União (TCU) que definirá o futuro da Eletrobras, parlamentares do PT, liderados pelo deputado federal Arlindo Chignalia (SP), entraram nesta terça-feira (17) com pedido de liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para que seja suspenso o julgamento da privatização da estatal pela cúpula do órgão de controle. O pedido é para suspender até que sejam cumpridas determinações feitas pela própria corte de contas em etapa anterior de análise da operação. Os deputados apontam “ilegalidade procedimental” por parte do Ministério de Minas e Energia no sentido de não divulgar a íntegra dos estudos, mas apenas um resumo técnico. Alegam ainda que, na apresentação dos parâmetros, não foram incluídas as contratações de térmicas e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs), exigidas por lei.

Zelensky discursa no Festival de Cannes, pede glória à Ucrânia e é ovacionado

Numa aparição surpresa, o presidente da Ucrânia, Volodiymyr Zelensky falou ao vivo de Kiev na abertura do Festival de Cannes, na noite desta terça-feira (17) – pelo horário local. O vídeo foi transmitido antes da estreia mundial de “Coupez!”, de Michel Hazanavicius, numa sessão de gala que contou com a presença de celebridades como os atores Édgar Ramírez, Julianne Moore, Rossy de Palma, Nicolaj Coster Waldau e Valeria Golino. “No dia 24 de fevereiro a Rússia começou uma guerra de grandes proporções contra a Ucrânia”, disse Zelensky. “O cinema não deve se calar. Todos os dias, nós encontramos valas comuns. Eles só matam, matam, matam. Vocês viram Butcha, vocês viram Mariupol. O inferno não é o inferno, a guerra é pior. A responsabilidade é de uma só pessoa”, disse, sem citar Vladimir Putin. “Glória à Ucrânia”, pediu ele.

Para acompanhar hoje:

  • 9h30: novas construções residenciais nos EUA em abril
  • 11h30: estoques de petróleo nos EUA até 13 de maio
  • 17h: discurso de Patrick Harker, presidente do Fed da Filadélfia
  • 20h50: balança comercial do Japão em abril

(Com Valor Econômico)