Guerra na Ucrânia pode influenciar a eleição presidencial no Brasil?

Especialistas avaliam como a invasão russa deve mexer no cenário político brasileiro

A guerra provocada pela Rússia, ao invadir a Ucrânia nesta madrugada, deverá ter um impacto substancial nos rumos da eleição presidencial brasileira, em outubro, segundo especialistas que participaram do webinar “Como o mundo interfere em nossas eleições?, promovido pelo Núcleo Democracia do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri).

Diretor-executivo da Fundação FHC, o cientista político Sergio Fausto destacou os possíveis efeitos da economia internacional sobre as eleições de outubro, embora o tema do debate tenha se restringido a fatores políticos.

“As decisões que o Fed [banco central dos Estados Unidos] vier a tomar e os impactos da guerra na Ucrânia sobre a economia mundial terão repercussão sobre a dinâmica política interna e sobre o processo eleitoral, muitas vezes talvez maiores até do que os fenômenos sobre os quais estamos aqui nos debruçando”, disse Fausto.

O encontro virtual contou também com a participação do ex-ministro da Fazenda Pedro Malan, conselheiro emérito do Cebri, e de Demétrio Magnoli, conselheiro do Cebri e comentarista internacional da GloboNews.

Magnoli afirmou que o conflito deve prejudicar a imagem do presidente Jair Bolsonaro que, na semana passada, visitou o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e disse ter “solidariedade” ao país, em meio às ameaças de violação à soberania da Ucrânia, concretizada nesta madrugada. “Essa solidariedade pesará sobre ele durante a campanha”, disse. Magnoli lembrou que o Itamaraty ainda não se manifestou de forma contundente contra a invasão, e continua sem usar a palavra ‘condenação” para se referir à agressão da Rússia ao país vizinho.

O debate teve a abertura e a moderação de Joaquim Falcão, conselheiro do Cebri, e de Julia Dias Leite, diretora-presidente do “think tank” especializado em questões internacionais.

Com Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico