Guedes evita comentar aumento do diesel anunciado pela Petrobras

Companhia informou nesta segunda um reajuste de 8,87% no preço do combustível nas refinarias

Foto: Marcos Corrêa/Presidência

Integrantes da equipe econômica evitaram comentar na manhã desta segunda-feira o reajuste de 8,87% no preço do diesel nas refinarias, anunciado pela Petrobras.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, não parou para ouvir perguntas da imprensa ao final do evento de lançamento da plataforma Monitor de Investimentos. Presente à cerimônia, o chefe da Secretaria Especial de Estudos Econômicos, Adolfo Sachsida, preferiu não comentar.

Guedes tem evitado falar sobre o problema da alta dos combustíveis por entender que esse é um tema da pasta de Minas e Energia, comandada por Bento Albuquerque.

O Ministério da Economia tem sido acionado quando a discussão passa por soluções que impactam os cofres públicos: a concessão de subsídios ou, num passado recente, um colchão de estabilização dos preços. A chance de soluções desse tipo avançarem é bem pequena, porque não há espaço sob o teto de gastos para novas despesas.

Para fontes da área econômica, há pouco o que fazer a respeito da alta do diesel. É reflexo da alta do dólar e das cotações do barril de petróleo, cujas causas estão fora do alcance do governo.

As reações mais fortes à alta dos preços dos combustíveis têm partido do presidente Jair Bolsonaro. Nos bastidores, aguarda-se a manifestação dele.

Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 08h16
Bolsas asiáticas fecham em alta após China cortar taxa de juros

Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA

Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 08h09
Fundos de ações de Petrobras e Vale renderam até 25 vezes mais que o FGTS desde o lançamento

Trabalhador poderá usar dinheiro do fundo de garantia para comprar ações da Eletrobras

Redação IF Atualizado em 20.maio.2022 às 08h18
Elon Musk se reúne nesta sexta-feira com Bolsonaro e empresários

Segundo ministro das Comunicações Fábio Faria, objetivo é discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro

Redação IF Atualizado em 19.maio.2022 às 17h39
Juros futuros fecham em forte queda, com expectativas de inflação no foco

Mercado vê que a inflação pode ser impactada por possível alíquota máxima de 17% do ICMS cobrado sobre energia, telecomunicações, combustíveis e energia

Redação IF Atualizado em 19.maio.2022 às 18h15
Trabalhador poderá usar até 50% do saldo do FGTS na privatização da Eletrobras

Valor mínimo do investimento é de R$ 200. Governo estabeleceu R$ 6 bilhões como teto global para uso do Fundo, o que pode reduzir percentual que cada trabalhador poderá investir