Governo quer anunciar ‘fim da pandemia’ nesta quinta-feira; saiba o que pode mudar

Colunista Lauro Jardim, em 'O Globo', diz que Bolsonaro vem pressionando o ministro Marcelo Queiroga para tomar a decisão

O Ministério da Saúde corre contra o tempo para tentar atender pedido do presidente Jair Bolsonaro e editar portaria mudando o status da covid-19 de pandemia para endemia, informa o colunista Lauro Jardim, em “O Globo”.

O presidente vem pressionando o ministro Marcelo Queiroga para tomar tal decisão, já que seu objetivo é anunciar a alteração justamente no dia do golpe de 64, 31 de março.

Queiroga define hoje se cede ao desejo do presidente. Se assim fizer, a covid deixaria de ser tratada como uma emergência de saúde pública.

A ideia do governo é anunciar amanhã junto a um pacote de revogações de medidas restritivas em vigor desde 2020 por causa da covid, informa ainda Lauro Jardim. Entre elas, deixaria de ser obrigatório o uso de máscaras em ambientes fechados e seria abolida a proibição de venda de insumos ligados à pandemia para o exterior.

As medidas que serão canceladas fazem parte de uma relação de 200 portarias que estão sendo revistas pela equipe de Marcelo Queiroga.

Também seriam relaxadas medidas para viajantes, como a suspensão de exigência de testes de covid para quem desembarca no Brasil por via aérea e marítima.