Governo flexibiliza máscara no trabalho e reduz isolamento de caso suspeito para 7 dias

Medidas podem ser reavaliadas se houver aumento de casos

Com a redução do número de casos e morte pela covid-19, o governo federal revisou nesta sexta-feira as medidas de prevenção e controle epidemiológico em ambientes de trabalho.

A iniciativa, prevista em portaria dos ministérios da Saúde e do Trabalho e Previdência, flexibiliza o uso de máscara em ambientes fechados e reduz o prazo de isolamento de casos suspeitos de dez para sete dias.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que a dispensa do uso e fornecimento de máscaras cirúrgicas ou de tecido vale para Estados ou municípios que deixaram de exigir a utilização em ambientes fechados. Porém, no caso de alerta de aumento de casos da covid-19 localmente, essa medida deve ser reavaliada e o equipamento fornecido para todos os trabalhadores.

A portaria interministerial ainda estabelece condições de trabalho para a prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão do coronavírus. As recomendações valem, por exemplo, para ambientes com distanciamento entre os trabalhadores, comunicação dos principais sintomas da covid-19 e afastamento dos infectados.

No caso de transporte oferecido pela empresa, algumas regras também foram definidas, como o respeito à capacidade máxima de lotação de passageiros no veículo.

O ministério alerta ainda que, quando houver necessidade de testagem dos trabalhadores, as empresas deverão respeitar as recomendações da pasta.