Eleições brasileiras servem como modelo para o mundo, diz embaixada dos EUA

Declaração ocorre após reunião do presidente Jair Bolsonaro com diplomatas para atacar sistema eleitoral do país

Em declaração à imprensa distribuída na noite de terça-feira, a embaixada dos Estados Unidos em Brasília disse que as eleições brasileiras, “conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”. Ainda segundo a embaixada americana, “à medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”.

A nota, distribuída pela assessoria de imprensa da embaixada, foi remetida a jornalistas um dia depois da reunião no Palácio da Alvorada em que o presidente Jair Bolsonaro tentou desacreditar o sistema eleitoral brasileiro perante uma plateia de cerca de 70 embaixadores estrangeiros.

Os EUA enviaram para o encontro o encarregado de negócios, Douglas Koneff, mais alta autoridade da embaixada em Brasília. O país está atualmente sem embaixador no Brasil.

“Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, afirmou o documento.

A embaixada afirmou ainda que os EUA estão “confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado”.

“Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia”, finalizou.

“Declaração: Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores. As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo. Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.”