Diferença entre Lula e Bolsonaro é de 11 pontos no 1º turno, diz agregador do JOTA

Petista tem cerca de 43% da preferência do eleitorado, contra 32% do atual presidente, aponta agregador de pesquisas do JOTA

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está 11 pontos à frente do presidente Jair Bolsonaro (PL), segundo captou o agregador de pesquisas do JOTA no dia 27 de maio. A ferramenta, exclusiva para assinantes do JOTA PRO Poder, conta com um modelo estatístico próprio para agregar as diferentes pesquisas de intenção do voto e mostrar tendências eleitorais (entenda a metodologia ao fim da reportagem).

O petista aparece com 43% da intenção de votos contra 32% do atual mandatário nas estimuladas, segundo o agregador de pesquisas do JOTA. Ciro Gomes (PDT) aparece com uma média de 8%, enquanto Simone Tebet (MDB) tem cerca de 2%. A soma de todos os candidatos que buscaram furar a polarização entre petistas e bolsonaristas é de somente 13%, enquanto que indecisos somam 5% e branco/nulo 7%.

Já no voto espontâneo — isto é, quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados pelas pesquisas —, Lula obtém 34% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro marca 26%.

Considerando os votos válidos, Lula obtém entre 45% e 49% das intenções de voto, contra 34% e 38% de Bolsonaro — sendo 47% a taxa de votação mais provável para Lula contra 36% de Bolsonaro.

Ainda assim, o agregador de pesquisas do JOTA considera que o petista tem hoje menos de 2% de chance de vencer no primeiro turno. Desde o início de 2022, a probabilidade do ex-presidente obter mais de 50% dos votos válidos no primeiro turno vem diminuindo. Na última semana, a probabilidade de Lula vencer nesta fase equivale a 1 em 49 de ocorrer. Um cenário possível, mas bastante improvável no horizonte.

Num eventual segundo turno, porém, o modelo calcula que Lula tem 98% de chance de vencer contra 2% de Bolsonaro. A vantagem do petista vai de 12 a 20 pontos, sendo 15 pontos a distância mais provável entre ele e o atual presidente. Considerando o intervalo de credibilidade de 95%, Lula obteria votação entre 55% e 59% dos voto válidos, contra 40% e 45% para Bolsonaro.

Entenda o agregador de pesquisas do JOTA

O agregador de pesquisas do JOTA é uma ferramenta exclusiva que leva em consideração mais de 600 pesquisas de opinião conduzidas no país nos últimos 34 anos, comparando 11 governos e 8 presidentes. São mais de 220 pesquisas nacionais coletadas apenas durante o governo de Jair Bolsonaro, uma média de pesquisa a cada 4 dias.

O JOTA prefere utilizar informações agregadas a basear-se em números de uma única pesquisa ou empresa. Cada instituto de pesquisa tem seu próprio método de seleção, coleta e análise das respostas. Por isso, o JOTA desenvolveu um modelo estatístico de agregação — o modelo proprietário — que permite comparar resultados de diferentes pesquisas, calibrando com base na performance passada de cada instituto.