Eleições 2022: Saiba como pedir o voto em trânsito

Prazo vai até 18 de agosto

O eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia das eleições, em outubro, pode solicitar o voto em trânsito a partir desta segunda-feira (18). Os pedidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), devem ser feitos presencialmente nos cartórios eleitorais até 18 de agosto. Não é possível solicitar pela internet.

Quem pode pedir?

O voto em trânsito é permitido para quem está fora do seu domicílio eleitoral, mas está no Brasil, em uma cidade com mais de 100 mil habitantes. Segundo o TSE, trata-se de uma transferência temporária do domicílio eleitoral.

O que é preciso?

Para votar em trânsito, o eleitor deve estar com situação regular no cadastro eleitoral e procurar o cartório eleitoral para indicar a cidade onde pretende votar. é possível pesquisar o cartório mais próximo.

Em quem poderá votar?

O tribunal explica que quem estiver fora de sua cidade, mas dentro do Estado em que vota, poderá votar em trânsito para presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital. Quem estiver em outro Estado, poderá votar apenas para presidente da República.

O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro e o segundo turno, para o dia 30 do mesmo mês.