CEOs fizeram até selfie com Musk, mas reclamaram de ‘conversa fiada’

A promessa era um evento no interior de São Paulo para falar sobre Amazônia conectada, proteção e educação. Mas pouca coisa aconteceu na prática

Foto: Mike Blake/Reuters

A promessa era um evento no interior de São Paulo para falar sobre Amazônia conectada, proteção e educação. Mas pouca coisa aconteceu na prática, segundo o relato de executivos do setor. Os presidentes das teles foram convidados pelo Ministério das Comunicações há cerca de dez dias para o evento com o homem mais rico do mundo, o empresário Elon Musk, dono da empresa Starlink.

Com dois dias de antecedência, receberam um adendo. Na última versão do convite apareceu o aviso: “além da presença do ministro de Estado das Comunicações, Fábio Faria, está confirmada a participação do presidente da República, Jair Bolsonaro, portanto, pedimos a gentileza de chegar com uma hora de antecedência”.

Não foi a única descoberta de última hora. Embora o evento para falar de satélite tivesse o tema conectividade da Amazônia, só Musk teve espaço, o que incomodou parte dos CEOs. Isso porque das outras empresas que oferecem o serviço, apenas o grupo América Móvel, dono da Claro, que tem a StarOne (satélite que era da Embratel), participou.

Houve queixas ainda em relação à falta de efeitos práticos. Nas palavras de um executivo, foi “um grande evento de publicidade”. Outro deles classificou o convescote como “uma ideia de jerico”. E o almoço foi mais elogiado pelo menu, com filé mignon e tiramissú, do que pelo teor das conversas: “foi só comida e conversa fiada”, definiu um dos presentes, que disse ter visto poucas trocas verdadeiras e “debates genéricos” sobre a importância da tecnologia.

Mas a ciumeira, o azedume e a falta de um debate mais substancial não impediram que executivos de grandes empresas guardassem uma lembrança da reunião com o homem mais rico do mundo. Muitos executivos gravaram o momento com seus celulares e fizeram selfies com o bilionário. E sobraram até comentários sobre a altura de Musk (1,88m), um desafio ao bom enquadramento.

A presença ostensiva de executivos do BTG chamou a atenção. Musk almoçou entre Bolsonaro e o banqueiro André Esteves. Fundos do BTG compraram metade da empresa de fibra óptica da Oi, a InfraCo, o que gerou expectativa em relação às intenções do banco com a vinda de Musk.

A empresa de satélite do bilionário tem autorização para operar no Brasil e pretende oferecer internet em áreas rurais a partir de meados deste ano nas regiões Sul e Sudeste.

No almoço, entre os presidentes das teles, somente Rodrigo Abreu, que comanda a Oi, permaneceu. Um dos presentes decidiu ir embora e resumiu sua participação: “vim ver e ser visto por uma questão de cortesia com o Ministério das Comunicações”.

Encontro de Elon Musk com Jair Bolsonaro — Foto:  Reprodução/Facebook
Encontro de Elon Musk com Jair Bolsonaro — Foto: Reprodução/Facebook

Você também pode gostar
JOTA Atualizado em 24.jun.2022 às 21h08
ANÁLISE: Por que suspeita sobre Bolsonaro vazar informações para Milton Ribeiro não deve ter consequências jurídicas?

Outros casos de suspeita de corrupção e de interferência na PF envolvendo o presidente não avançaram na Justiça, diz Felipe Recondo, do JOTA

Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 18h45
Diesel e gasolina sobem e preços nos postos atingem recorde histórico, diz ANP

Diesel sobe pela terceira semana seguida. Gasolina inverteu movimento de queda e teve nova alta

Redação IF Atualizado em 24.jun.2022 às 17h58
Como o TikTok se tornou uma máquina de fazer dinheiro?

Plataforma vai triplicar receita publicitária este ano, para US$ 12 bi e ainda amplia ganho de tiktokers, avança em games e e-commerce

Papo de Finanças Publicado em 24.jun.2022 às 17h04 Duração 8 min.
Como ter segurança nos investimentos?

Você está se sentindo aflita com tanta instabilidade na economia? Nina Silva explica o que fazer em momentos tão tensos

Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 12h57
Dólar apresenta volatilidade e bate R$ 5,27 na máxima

Moeda americana opera sem uma tendência definida

Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 12h53
Inflação e baixa renda inibem recuperação do consumo no Brasil

Indicador da FGV mostrou uma melhora da confiança entre as faixas de maior poder aquisitivo

JOTA Publicado em 24.jun.2022 às 12h39
Projeto transforma créditos de ICMS em ativos virtuais para negociação

Proposta tenta incentivar as exportações no país; especialista afirma que projeto é importante, mas ainda imaturo

Redação IF Publicado em 24.jun.2022 às 11h46
Manhã Inteligente Publicado em 24.jun.2022 às 11h15 Duração 19 min.
Demissões na Netflix, queda dos IPOs no Brasil, indicadores dos EUA abaixo da expectativa

O Manhã Inteligente de sexta (24) está disponível sob demanda por aqui na IF, LinkedIn e YouTube