Brasil fica de fora de reunião da cúpula do G7 pelo terceiro ano seguido

Alemanha, que exerce a presidência rotativa do grupo, convidou Índia, Indonésia, África do Sul e Senegal

A Alemanha convidou nesta segunda-feira Índia, Indonésia, África do Sul e Senegal para participar da cúpula do G7, que será realizada entre os dias 26 e 28 de junho. O Brasil ficará de fora do encontro pelo terceiro ano seguido.

O convite é uma tentativa do governo de Olaf Scholz, que exerce a presidência rotativa do grupo que reúne as economias mais industrializadas do mundo, de tentar convencer a Índia a pressionar o presidente russo, Vladimir Putin, a desistir da guerra na Ucrânia.

O anúncio dos convidados foi feito enquanto Scholz está em visita oficial a Nova Délhi. Ao lado do primeiro-ministro do país, Narendra Modi, ele afirmou que a Alemanha está pronta para continuar expandindo a cooperação em questões globais com a Índia.

Apesar da relutância de Modi em condenar a invasão da Ucrânia e de um recente aumento nas importações de combustíveis fósseis da Rússia pela Índia, Scholz decidiu convidar a Índia para o G7 em um esforço para tentar isolar Putin diplomaticamente.

“[A guerra] sublinha mais uma vez a importância de uma ordem mundial baseada em regras para todos nós”, disse Scholz a jornalistas após se reunir com Modi. “Concordamos que as fronteiras não devem ser movidas à força e que a inviolabilidade delas e a integridade e a soberania das nações não devem ser questionadas.”

Além do convite, Scholz e Modi anunciaram que a Alemanha se comprometeu a disponibilizar 10 bilhões de euros para ajudar a Índia a atingir suas metas de desenvolvimento sustentável e para promover a pesquisa entre os dois países.

O G7 é formado por Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Japão e Canadá, além da União Europeia. É uma tradição do grupo convidar para suas cúpulas alguns países relevantes para o momento.

O Brasil ficou de fora das últimas três cúpulas do G7, organizadas por França (2019), EUA (2020) e Reino Unido (2021). No ano passado, os britânicos convidaram Austrália, Índia, África do Sul e Coreia do Sul para a cúpula.