Biden pede a suspensão dos impostos sobre gasolina para o Congresso

Objetivo é conter a alta da inflação no país

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao Congresso americano uma suspensão temporária do imposto federal sobre a gasolina. Biden e seus assessores vêm discutindo a questão há meses em meio à crescente pressão política para tomar medidas para lidar com os preços recordes da gasolina.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira (22). A Casa Branca informou que Biden falará sobre os preços às 14h, horário de Washington.

A suspensão dos 18,4 centavos de dólar por galão do imposto federal sobre a gasolina exigiria a aprovação do Congresso, de modo que um movimento de Biden para dar seu apoio ao esforço seria amplamente simbólico.

Parlamentares de ambos os partidos manifestaram resistência à suspensão do imposto, uma medida que provavelmente precisaria de apoio bipartidário para se tornar lei. Alguns democratas temem que a suspensão do imposto tenha um efeito limitado sobre os preços, com as empresas petrolíferas embolsando grande parte da economia.

“Ele [Biden] está pedindo ao Congresso e aos estados que tomem medidas legislativas adicionais para fornecer alívio aos consumidores americanos que foram atingidos pela alta dos preços combustíveis causadas por Putin”, disse a Casa Branco em comunicado. “Ele está pedindo ao Congresso que suspenda o imposto federal sobre a gasolina por três meses, até setembro, sem tirar nenhum dinheiro do Highway Trust Fund. E ele está pedindo aos estados que tomem medidas semelhantes para fornecer algum alívio direto, seja suspendendo seus próprios impostos sobre o gás ou ajudando os consumidores de outras maneiras.”

Um galão de gasolina comum sem chumbo custa em média US$ 4,97 nesta terça-feira nos Estados Unidos, pouco abaixo do recorde de US$ 5,02 alcançado em 14 de junho.