Nubank volta ao ar de forma gradual após instabilidade

Fintech diz que está operações do aplicativo "estão sendo normalizadas de forma gradual"; problema foi causado por atualizações de rotina

O aplicativo do Nubank está voltando ao ar de forma “gradual” após horas de instabilidade nesta quarta-feira (5). Segundo a fintech, os problemas que impediam o acesso à Nu Conta, transferências via Pix e acesso ao aplicativo tiveram origem em uma “atualizações de rotina”. Clientes relataram o problema nas redes e reagiram com memes.

A reportagem tentou entrar no aplicativo do Nubank nesta tarde, mas foi surpreendida com uma mensagem de erro. “Não foi possível carregar as informações. Verifique sua conexão e tente novamente”, diz o comunicado. Ao clicar na opção de “atualizar”, nada acontecia. Agora, às 17h15, é possível navegar pelo app do Nubank de novo. As ferramentas de pagamento de boletos e transações por Pix estão operando normalmente.

O Downdetector, plataforma que mostra sites e aplicativos com instabilidade, mostra um pico de oscilação no app do Nubank com início às 10h40. Neste horário, a ferramenta recebeu duas notificações. Uma hora depois, o número de queixas saltou para mais de 5 mil.

Gráfico do Downdetector mostra Nubank fora do ar (Imagem: Reprodução)

Não é a primeira vez que os serviços do Nubank passam por instabilidade nesta semana. Na segunda, o Pix da fintech estava fora do ar para clientes. A companhia confirmou a oscilação em suas redes socias.

Algumas das reclamações de usuários no Twitter sobre a instabilidade do Nubank levam o problema menos a sério do que outras.

A Inteligência Financeira entrou em contato com a assessoria do Nubank e perguntou quando o aplicativo deve voltar ao normal. O banco disse à reportagem:

Lamentamos o ocorrido e estamos trabalhando para normalizar as operações da maneira mais rápida e eficiente possível.

Depois, às 15h40, o banco enviou um comunicado relatando que o aplicativo estaria voltando ao ar “de forma gradual”:

Lamentamos o ocorrido e informamos que as operações estão sendo normalizadas de forma gradual. O Nubank esclarece que app passou por uma oscilação temporária em função de atualizações de rotina.

*Esta matéria foi atualizada às 17h18 para incluir o posicionamento mais recente do Nubank