Novo índice da B3 que reúne empresas com melhores práticas do mercado de trabalho passa a valer no dia 4

Com maior peso na carteira (3,5714% cada), aparecem as ações de Ambev, B3, Cielo, Clearsale, Getnet, Intelbras, Itaú Unibanco, Magazine Luiza, Santander Brasil, Telefônica e Wiz

(Foto: Brooke Cagle/Unsplash)

Começa a vigorar a partir de 4 de janeiro a carteira do recém-criado IGPTW, índice criado pela B3 em parceria com a consultoria global Great Place to Work (GPTW) com foco nas empresas que possuem as melhores práticas no mercado de trabalho.

A prévia para a composição da carteira, divulgada na quarta-feira, traz 45 empresas. Com maior peso na carteira (3,5714% cada), aparecem as ações de Ambev (ABEV3),B3 (B3SA3), Cielo (CIEL3), Clearsale (CLSA3), Getnet (GETT11), Intelbras (INTB3), ItaúUnibanco (ITUB4), Magazine Luiza (MGLU3), Santander Brasil (SANB11), Telefônica(VIVT3) e Wiz (WIZS3).

As demais companhias têm peso de 1,7857% cada uma. São elas: Aeris (AERI3), Alpargatas (ALPA4), Americanas (AMER3), Arezzo (ARZZ3), Bradesco (BBDC4), Bemobi (BMOB3), Banco Pan (BPAN4), Méliuz (CASH3), C&A (CEAB3), Cesp (CESP6), Copel (CPLE6), Dasa (DASA3), Hypera (HYPE3), Jalles Machado (JALL3), Kepler Weber (KEPL3), Lojas Americanas (LAME4), Quero-Quero (LJQQ3), Lojas Renner (LREN3), Locaweb (LWSA3), Mater Dei (MATD3), Odontoprev (ODPV3), Pague Menos (PGMN3), Plano & Plano (PLPL3), Positivo (POSI3), Qualicorp (QUAL3), Irani (RANI3), Sabesp
(SBSP3), SLC Agrícola (SLCE3), Sinqia (SQIA3), Santos Brasil (STBP3), Suzano (SUZB3), Taesa (TAEE11), Totvs (TOTS3) e Via (VIIA3).

A B3 e a GPTW anunciaram em outubro a criação do índice. Segundo a bolsa, o novo indicador vai fazer parte da família de índices com foco em ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança), ao lado do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), do Índice de Carbono Eficiente (ICO2 B3), do Índice S&P/B3
Brasil ESG, além de outros que olham especificamente a governança entre as empresas listadas.

O novo índice de ações vai levar em consideração as empresas certificadas pela GPTW e as melhores empresas para se trabalhar, a partir do ranking nacional elaborado também pela consultoria. Conforme a B3, o objetivo principal do IGPTW é capturar a geração de resultados positivos das empresas que investem no ambiente de trabalho. Luís Kondic, diretor executivo de Produtos Listados e Dados da bolsa explicou, em nota divulgada em outubro, que esse é o primeiro Índice GPTW no mundo, “ou seja, os investidores brasileiros terão mais uma alternativa para acompanhar o mercado financeiro comum viés ESG”.

Ruy Shiozawa, CEO da Great Place to Work Brasil, explicou, na ocasião do anúncio do índice, que, para entrar no ranking que avalia os melhores ambientes para se trabalhar, “as companhias e suas lideranças precisam estar embarcadas num processo constante de transformação cultural e melhoria do ambiente de trabalho, que traga para o centro do debate as relações entre as pessoas, o desenvolvimento dos funcionários e que também gere impacto positivo para os negócios; esse índice vai dar a oportunidade do mercado enxergar isso de forma ainda mais palpável”.
A B3 informa ainda que o objetivo do IGPTW B3 é ser o indicador de desempenho médio dos ativos de empresas certificadas pela Great Place to Work listadas na B3.

Para a seleção, o ativo deve atender critérios de liquidez, como, por exemplo, estar presente em 95% dos pregões dos últimos 12 meses e não ser classificado como“penny stock”. Além disso, o critério principal é estar na lista de empresas certificadas da GPTW noperíodo válido para o ranking do ano anterior.


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 23.maio.2022 às 19h36
Dow Jones sobe mais de 600 pontos; S&P 500 se afasta do território ‘Bear Market’

O S&P 500, índice de referência do mercado de ações nos EUA, avançou 1,9% nesta segunda-feira

Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 10h47
Varíola do macaco: avanço da doença impulsiona ações de farmacêuticas

Presidente dos EUA, Joe Biden, alertou que todos precisam ficar atentos com a alta nos casos ao redor do mundo

Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 10h20
Redação IF Publicado em 23.maio.2022 às 09h29
Quais ativos estão na mira dos gestores e quais geram mais pessimismo?

Mapeamento revela as expectativas para 33 investimentos