Mesmo com crescimento do marketplace, Magazine Luiza (MGLU3) tem prejuízo líquido no 2º tri com aumento das despesas financeiras

As vendas totais subiram 1,3% contra 2021, a R$ 13,9 bilhões. O número também é um incremento de 34% sobre o segundo trimestre de 2019

A Magazine Luiza registrou prejuízo líquido de R$ 135 milhões no segundo trimestre, revertendo o lucro líquido de R$ 95,5 milhões de um ano antes. As receitas líquidas do conglomerado de varejo somaram R$ 8,56 bilhões entre abril e junho, queda de 5% na comparação anual.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) da companhia foi de R$ 457,4 milhões no segundo trimestre, queda de 1,7% sobre o mesmo período de 2021. A margem Ebitda foi de 5,3%, leve incremento de 0,1 ponto percentual em um ano. A margem bruta foi de 28,6%, alta de três pontos no ano.

A empresa diz que as vendas totais subiram 1,3% contra 2021, a R$ 13,9 bilhões. O número também é um incremento de 34% sobre o segundo trimestre de 2019. As vendas diretas no on-line somaram R$ 10 bilhões, queda de 6,8% no ano, enquanto vendas de terceiros (marketplace) chegaram a R$ 3,6 bilhões, alta de 22%, no segundo trimestre.

As despesas operacionais da Magazine Luiza chegaram a R$ 1,95 bilhão no segundo trimestre, alta de 3,7% na comparação anual. A geração de caixa operacional foi de R$ 1,3 bilhão, influenciada pela variação do capital de giro, com redução sequencial dos níveis de estoque e aumento do saldo de fornecedores.

As despesas financeiras somaram R$ 493,8 milhões, mais que o dobro de um ano atrás, devido ao aumento da taxa de juros ao longo do último ano. A alta expressiva no indicador acabou influenciando a última linha do balanço, gerando o prejuízo líquido do período.