‘É loucura sair de multimercados para a renda fixa’, diz fundador da JGP Asset

André Jakurski considera que o investidor precisa ser cauteloso e não deve se desesperar

André Jakurski, sócio fundador e diretor da JGP Asset. Foto: Valor

A migração da renda variável para a renda fixa quando os juros estão nas alturas e o cenário à frente é incerto é uma “loucura”, segundo André Jakurski, sócio fundador e diretor da JGP Asset. Para ele, o investidor precisa ser cauteloso e “não desesperar” em meio a um ciclo de juros mais altos.

Mesmo no cenário mais adverso, a carteira precisa ser equilibrada, observa o executivo, destacando as vantagens que uma gestão profissional pode ter sobre a mobilidade mais restrita de um investidor pessoa física.

“Os fundos multimercados são um produto fantástico, porque tem um retorno fantástico. Pessoas como nós [gestores] conseguem mudar de posição rapidamente. Temos ativos líquidos, podemos estar comprados ou vendidos. Cada um de nós escolhe um nicho onde vê oportunidades. É loucura sair do multimercado no médio prazo para ir para a renda fixa”, disse o gestor em painel da Expert XP.

Jakurski afirma que há um novo modelo mundial para o cenário de juros reais, que saíram de um patamar “extremamente negativo” para “extremamente positivo”, mas apesar de teoricamente menos voláteis do que a renda variável, os ativos de renda fixa não precisam ser a fuga óbvia do investidor. “Renda fixa é um porto seguro, mas se pretende ter um retorno acima do CDI, o melhor ativo é o fundo multimercado”, afirma o gestor da JGP.

Luis Stuhlberger, gestor de um dos principais multimercados do país e presidente da Verde Asset, disser “concordar em 100%” com a fala de Jakurski. “Em geral a média dos multimercados brasileiros tem performado bem nas crises”, diz.

Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico

A Inteligência Financeira é um canal jornalístico e este conteúdo não deve ser interpretado como uma recomendação de compra ou venda de investimentos. Antes de investir, verifique seu perfil de investidor, seus objetivos e mantenha-se sempre bem informado.