Saiba o que é Open Delivery, iniciativa que agora conta com Rappi e Americanas

Projeto lançado em janeiro de 2021 é liderado pela Abrasel

Os aplicativos de entregas Rappi e Americanas Delivery anunciaram nesta segunda-feira a adesão ao Open Delivery, padrão de linguagem de programação que uniformiza a publicação de cardápios, recebimento de pedidos e promete facilitar a gestão de entregas de refeições.

A rede de franquias Arco Dorados, que controla a rede de fast food McDonald’s no país, sinalizou interesse em aderir à iniciativa e disse que está estudando o padrão, informou a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que lidera o Open Delivery.

O anúncio traz dois aplicativos importantes à plataforma. No início de maio, a Pede Pronto, plataforma de pedidos de comida da empresa de benefícios Alelo, realizou sua primeira transação pelo padrão Open Delivery pela confeitaria Biscoitê, em São Paulo.

“Um mercado aberto e com boas condições competitivas não só possibilita que os restaurantes possam oferecer seus produtos a um número maior de consumidores, como também abre espaço para que os consumidores tenham mais opções, contribuindo para o desenvolvimento de toda cadeia”, disse a Rappi em comunicado.

A Americanas, que lançou seu aplicativo de entregas em julho, inicia, este mês, um teste com o Open Delivery integrado à plataforma de sistemas de gestão para o varejo Linx, da Stone, em cardápios e pedidos.

O projeto do Open Delivery teve início em janeiro de 2021, contando com R$ 3 milhões investidos por 16 empresas, incluindo Ambev, Coca-Cola e Alelo. Seu primeiro teste prático foi feito em dezembro pela Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro.

A Abrasel espera resolver entraves na operação de delivery e aumentar a competitividade nesse mercado, que hoje tem 80% de participação do iFood, segundo dados da associação. “A complexidade atual das operações se reflete em ineficiência e perda de oportunidades no mercado. Queremos aumentar a produtividade e a competitividade das empresas e que todos saiam ganhando: bares, restaurantes, plataformas, entregadores e clientes”, disse a associação, em comunicado.