Mercado acompanha atento votação da PEC dos precatórios e novo depoimento de Powell

O Senado deve votar a PEC dos precatórios nesta quarta-feira (1º)

O Senado deve votar a PEC dos precatórios nesta quarta-feira (1º), o que pode ajudar a diminuir as incertezas do mercado financeiro, em meio à nova variante do coronavírus e à aceleração da redução de injeções de dinheiro pelo banco central dos Estados Unidos. A proposta abre espaço para o pagamento de R$ 400 pelo Auxílio Brasil.

Apesar dos economistas alertarem que esse não é o melhor caminho para promover o programa social, porque parcela as dívidas judiciais da União, dá calotes, na prática, e dribla o teto de gastos, os investidores estão cansados da novela e só desejam que ela acabe. Ontem, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a PEC, por 16 votos a 10.

Nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central do país), Jerome Powell, faz um novo depoimento ao comitê econômico da Câmara hoje. Ontem, as declarações dele sobre acelerar o processo de retirada de estímulos da economia e antecipar uma alta nos juros para conter a inflação trouxe tensão aos mercados.