IF HOJE: mercado reflete altas de juros no Brasil e nos EUA

A leitura inicial dos investidores é que o Fed pode conseguir frear a inflação sem causar uma recessão

Jerome Powell, presidente do Fed (Foto: Fed/Divulgação)

O mercado financeiro local e internacional reflete nesta quinta-feira (5) as elevações de juros no Brasil e nos Estados Unidos na véspera, especialmente os comunicados das autoridades monetárias que acompanharam as mudanças.

A leitura inicial dos investidores é que o Fed (Federal Reserve, banco central americano) pode conseguir frear a inflação sem causar uma recessão, o que beneficiou as principais Bolsas globais no fim da quarta (4).

No Brasil, o mercado vê o ciclo de aperto monetário próximo do fim, o que também tende a beneficiar as ações. É esperado mais uma alta de 0,5 ponto percentual da Selic em junho, levando a taxa para 13,25% ao ano.

Por que importa?

A política monetária local e da maior economia do mundo é um dos maiores motores do mercado financeiro e impacta ativos de renda fixa e de renda variável, além de encarecer ou baratear o crédito e valorizar ou desvalorizar moedas.

Como impacta seus investimentos?

Com as apostas de juros ainda mais altos perdendo força, os juros futuros tendem a operar em queda nesta quinta, beneficiando ativos de renda variável.

Fique por dentro:

Vacinas são eficazes contra novas subvariantes da ômicron, diz OMS

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse nesta quarta-feira (4) que as vacinas contra a covid-19 são eficazes contra as novas subvariantes da ômicron que foram detectadas na África do Sul. “É muito cedo para saber se essas novas subvariantes podem causar sintomas mais graves do que outras subvariantes da ômicron, mas dados iniciais sugerem que a vacinação continua protegendo contra casos graves e mortes”, afirmou Tedros, em entrevista coletiva.

Anvisa aprova comprimido oral da MSD contra a covid-19

A diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, após reunião na tarde de hoje, o uso emergencial do medicamento molnupiravir, da farmacêutica americana Merck Sharp & Dohme (MSD), eficaz contra a covid-19. Ao jornal Valor Econômico, a MSD informou que o remédio apresentou eficácia de 89% contra óbito em pacientes infectados que iniciaram tratamento até cinco dias depois do início dos sintomas. De uso domiciliar, ele funciona de modo a reduzir as chances de o vírus Sars-CoV-2 se multiplicar e reproduzir no corpo. Na prática, o mecanismo de ação atrapalha a replicação do vírus dentro do corpo humano.

Para acompanhar hoje:

8h: decisão de política monetária no Reino Unido
9h30: pedidos de seguro-desemprego até 30 de abril nos EUA

Balanços de: Ambev, Gerdau, Metalurgica Gerdau, 3Tentos, AES Brasil, Alpargatas, Arezzo, Bradesco, BR Partners, BR Properties, C&A Brasil, Carrefour Brasil, Direcional Engenharia, EcoRodovias, Eletromidia, Engie Brasil, Fleury, Lojas Renner, LPS Brasil, Natura, Petrobras, PetroRecôncavo, Petz, Rumo, Sanepar, Sequoia Logística, SIMPAR, Unidas e Zenvia.

(Com Valor Econômico)


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 07h26
Freio na economia chinesa deve fazer Brasil crescer menos

Analistas projetam expansão menor em 2023 e inflação global maior, também devido à guerra na Ucrânia e à alta de juros nos EUA

4 min
Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 12h23
Sondagem da XP vê inflação no fim de 2022 maior do que projeção do último Focus

Divulgação do relatório do Banco Central está paralisada por causa da greve dos servidores

2 min
Anne Dias Atualizado em 15.maio.2022 às 07h16
Especialistas reforçam a importância dos ativos atrelados aos juros

Semana agitada pela queda das criptomoedas e migração para a renda fixa

3 min
Manhã Inteligente Publicado em 12.maio.2022 às 12h36
Tesouro Direto em alta, corte nas tarifas de alimentos, Nubank compra criptomoedas

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre os assuntos que vão afetar seus investimentos hoje

Anne Dias Atualizado em 11.maio.2022 às 20h04
Juros devem continuar subindo

Ata do Copom é marcada por uma só palavra: "incerteza"

2 min
Redação IF Publicado em 11.maio.2022 às 14h36
5 min