IF HOJE: Livro Bege e privatização da Eletrobras são os destaques desta quarta

O documento do Fed é um dos mais importantes da economia americana

Jerome Powell, presidente do Fed (Foto: Fed/Divulgação)

Nesta quarta-feira (20), o Fed (Federal Reserve, banco central americano) divulga o Livro Bege, um dos documentos mais importantes da economia americana.

Por que importa?

O Livro Bege é considerado o sumário das condições da economia dos Estados Unidos, que vive um processo de aumento de juros americanos em meio à forte alta da inflação e à pujança do mercado de trabalho.

O documento é uma espécie de pesquisa, publicada oito vezes por ano após consultas com economistas, analistas financeiros, acadêmicos e empresários.

Como afeta seus investimentos?

Se o documento apontar para uma inflação persistente e maior do que se espera, os juros futuros americanos devem subir, prejudicando ativos de renda variável e fortalecendo o dólar. Do contrário, as Bolsas podem subir, a menos que o Livro Bege também desenhe uma recessão nos EUA no próximo ano, como alguns bancos já preveem.

Fique por dentro:

Governo testa sua força no TCU e tenta vender Eletrobras ainda em maio

Pela segunda vez em menos de um ano, o governo vai testar sua força em uma votação importante no Tribunal de Contas da União (TCU). O objetivo de hoje é abreviar o pedido de vista que será apresentado pelo ministro Vital do Rêgo e viabilizar a aprovação ainda neste mês do processo de privatização da Eletrobras. Nomeado para o cargo em 2020 pelo presidente Jair Bolsonaro, de quem é amigo, o ministro Jorge Oliveira deve propor aos pares que o pedido de vista, normalmente de 60 dias, seja reduzido a apenas uma semana. O motivo é uma suposta urgência para a conclusão da operação. Segundo apurou o Valor, Vital deve alegar no pedido de vista que o preço mínimo definido para a ação da Eletrobras na operação de aumento de capital está menor do que deveria ser. Na sua avaliação, há valores que não foram computados no cálculo. Até a noite de ontem ainda estava em curso a tentativa de um acordo para evitar que a proposta de Oliveira tenha que ser submetida a votação. O ministro da Economia, Paulo Guedes, mandou mensagem para todos os ministros do TCU, ressaltando a importância da privatização “para a segurança energética do país”.

Deputados do PT recorrem ao TCU e à Justiça de Brasília para tentar barrar privatização da Eletrobras

Deputados federais do PT entraram com ações nessa segunda-feira (18) no Tribunal de Contas da União (TCU) e na Justiça Federal de Brasília para tentar barrar a privatização da Eletrobras, que será julgada pela Corte de contas na quarta-feira (20). No TCU, os deputados petistas entraram com pedido de suspensão do processo com a acusação de que o governo Bolsonaro estaria tentando esconder os impactos da operação na tarifa de conta de luz. O documento foi enviado ao presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz.

Servidores do Banco Central suspendem greve nesta quarta, mas mantêm operação padrão

Servidores do Banco Central (BC) decidiram, em assembleia realizada nessa terça-feira (19), suspender a greve a partir dessa quarta-feira (20), segundo a Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil (ANBCB). A categoria, que estava em greve desde 1º de abril, permanecerá em operação padrão e fará paralisações diárias. Em reunião realizada na segunda (18), o presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, afirmou que o reajuste linear para todas as categorias federais de 5% é consenso entre os ministros e foi chancelado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele ofereceu ainda outros dois pontos da pauta não-salarial, que não foram detalhados pelas entidades que representam os trabalhadores.

Para acompanhar hoje:

11h30: discurso de Evans, presidente do Fed de Chicago
11h30: estoques de petróleo bruto taxas semanais de utilização de refinarias nos EUA
11h30: discurso de Mary Daly, membro do FOMC
12h: reuniões do FMI
14h: receita tributária federal do Brasil
15h: Livro Bege
16h: balança comercial da Argentina em março

(Com Valor Econômico)


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 07h26
Freio na economia chinesa deve fazer Brasil crescer menos

Analistas projetam expansão menor em 2023 e inflação global maior, também devido à guerra na Ucrânia e à alta de juros nos EUA

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 08h53
Bolsas europeias e futuros de NY são pressionados por dados fracos da China

A atividade econômica na China perdeu força de forma acentuada em abril

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 07h20
China: com lockdowns, produção industrial tem forte desaceleração em abril

Atividade recuou 2,9% na base anual; mercado esperava avanço de 1,0%

Valor Econômico Atualizado em 14.maio.2022 às 07h21
Autismo: o que Elon Musk, Anthony Hopkins e Greta Thunberg têm em comum e vai além do óbvio

Os cientistas ainda lutam para entender o processo que leva ao autismo, mas há avanços significativos para celebrar