De olho na inflação, Ibovespa fecha em queda e perde 2,15% na semana
Índice caiu 0,33%, a 104.891 pontos, no último pregão antes do Natal

O Ibovespa fechou em queda no pregão desta quinta-feira (23), o último antes do Natal. Os ativos brasileiros foram pressionados pela alta nas taxas dos juros futuros, após o IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo-15) subir 0,78% em dezembro.
O número veio levemente abaixo do esperado, mas, considerando as promoções de Black Friday, a alta nos preços continua forte, o que corrobora com a tese de juros mais altos.
O Ibovespa fechou em queda de 0,33%, aos 104.891,32 pontos, após ter oscilado entre os 105.453 pontos, nas máximas do dia, e os 104.637 pontos, nos menores patamares intradiários. No acumulado semanal, o índice anotou queda de 2,15%, em sua segunda semana consecutiva de perdas.
Dólar
O dólar, por sua vez, fechou perto da estabilidade. O dólar comercial teve queda marginal de 0,08%, a R$ 5,6612. O turismo está a R$ 5,8891.
O dia no exterior foi majoritariamente positivo, diante de um noticiário mais leve relacionado à pandemia. Pesquisadores da Universidade de Edimburgo concluíram que o risco de hospitalização da ômicron é dois terços menor do que o observado em variantes anteriores e, separadamente, pesquisadores sul-africanos afirmaram que o risco de hospitalização é menor.
Em Nova York, o S&P 500 subiu 0,62%, Dow Jones ganhou 0,55% e Nasdaq avançou 0,85%. Na Europa, o Stoxx 600 teve ganhos de 1%.
Dentre as mais negociadas da B3, Vale ON caiu 0,96% e Petrobras PN subiu 0,60%.
Investidores aguardam a divulgação da ata da última reunião do Fed
Anne Dias, editora da IF, entrevista Alex Ibrahim, head de mercados internacionais da NYSE, onde trabalha há mais de 20 anos
Fala do fundador do banco digital foi feita ao ser questionado sobre a queda das ações da fintech
À espera do documento, no pré-mercado em NY, o futuro do S&P 500 tinha leve alta de 0,06% e do Nasdaq avançava 0,18%
Investidor volta a analisar peso político, mas efeito na bolsa foi limitado por ativo ser considerado barato
A reação do mercado naturalmente não é boa, mas ao mesmo tempo parece haver uma resignação e uma apatia entre analistas e investidores
Funcionários relatam clima de falta de rumo com demissão de José Mauro Coelho; indicado para o posto é Caio Paes de Andrade
Os recibos de ações (ADRs) referenciados nas ações ordinárias da Petrobras fecharam em queda de 3,80% na bolsa de Nova York
A Bolsa de Valores brasileira é uma das dez maiores do mundo e a maior da América Latina. Saiba mais no Glossário IF
O índice Stoxx Europe 600 caiu de 1,14%
Investidores estão preocupados com possibilidade de intervenção na política de preços da companhia