Ibovespa fecha em alta de 0,46% em recuperação parcial após tombo da véspera

A Vale foi a principal contribuição positiva para o índice, com alta de 2,63%

Lucro dos bancos privados subiu 7,8% no primeiro trimestre de 2022 (Foto: Pixabay)

A Bolsa brasileira iniciou uma recuperação nesta terça-feira (21) depois da queda de 2,03% na véspera, em razão do aumento da aversão a risco com o avanço da variante ômicron do coronavírus na Europa e nos Estados Unidos.

O Ibovespa subiu 0,46%, a 105.500 pontos. O volume financeiro foi de R$ 20,4 bilhões.

A Vale foi a principal contribuição positiva para o índice, com alta de 2,63%. Já a Embraer teve a maior alta percentual do dia (16%) após anunciar fusão de sua subsidiária de aeronaves elétricas, Eve.

Hoje, os investidores acompanharam as discussões no Congresso Nacional envolvendo o Orçamento de 2022, principalmente monitorando o risco de alguma surpresa negativa de última hora quanto à contratação de mais gastos.

Avanço da Covid-19 derruba Bolsas pelo mundo

A semana do Natal nos mercados financeiros globais teve início com novos temores relativos à pandemia. O avanço da variante ômicron do coronavírus pesou no sentimento dos participantes do mercado ao redor do globo e levou as bolsas a quedas fortes tanto em países avançados quanto nas economias emergentes. A possibilidade de uma injeção de estímulos fiscais abaixo das expectativas nos Estados Unidos em 2022 também esteve no radar dos agentes e penalizou os mercados acionários. Tudo isso se refletiu no desempenho dos ativos domésticos.


Investir em quê? Encontre e compare investimentos de todo o mercado

Parceiro da Inteligência Financeira, o Investir em Quê? é sua fonte confiável para buscar onde investir com isenção, transparência e sem complicação

Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 19.maio.2022 às 13h41
Bolsas americanas perdem US$ 1,5 tri em um dia, e índices operam em queda nesta quinta

Temor de inflação global maior e recessão nos EUA leva nervosismo aos mercados. Na Europa, pregões operam em queda de mais de 2%

Redação IF Publicado em 19.maio.2022 às 10h53
Como o trabalhador poderá usar o FGTS para comprar ações da Eletrobras

Tipo de investimento já foi feito anteriormente em vendas de ações da Petrobras e da Vale