Dólar comercial renova mínima com fraqueza da moeda no exterior

O movimento reflete o enfraquecimento da moeda americana frente outras divisas emergentes

O dólar comercial renovou há pouco a mínima da sessão, recuando até R$ 4,8860 em um movimento que reflete a fraqueza generalizada da divisa americana no mercado internacional. Às 14h16, a moeda diminuía 1,70%, cotada a R$ 4,8960 no mercado de câmbio à vista.

No mesmo horário o ICE Dollar Index (DXY), que compara o desempenho do dólar a uma cesta de seis divisas fortes, cedia 1,02%, para 102,75 pontos, também perto do patamar mais baixo do pregão. O indicador, assim, se distanciava da máxima de duas décadas, alcançada nas últimas semanas, quando o DXY chegou a subir acima 105 pontos.

A divisa americana também cedia ao menos 0,5% diante de pares emergentes do real, como peso mexicano, lira turca e rand sul-africano. O real, no entanto, seguia com “outperformance” (desempenho superior à média dos pares) neste pregão, marcando 12% de apreciação contra o dólar no momento.

O profissional de tesouraria de um grande banco observa que os investidores globais procuram por alternativas de alocação aos Estados Unidos e outros países de mercados desenvolvidos, dadas as perspectivas negativas para crescimento da economia e inflação dentro desse grupo.

“O Brasil, como produtor de commodities pagando muito ‘yield’ [rendimento] , barato e longe dos conflitos, pode eventualmente ser um destino dos capitais”, diz este participante de mercado.