IF Hoje: Payroll nos EUA é principal indicador do dia

IBGE também divulga dados de produção industrial brasileira

O principal indicador econômico a ser divulgado nesta sexta-feira (3) é o chamado payroll, que traz o volume de remunerações pagas aos trabalhadores dos EUA e, assim, é considerado o principal termômetro do mercado de trabalho americano. Os investidores estãlo atentos a todos os sinais de aquecimento da economia do país para ajustar suas expectativas sobre os juros. Na semana que vem, tem reunião do comitê de política monetária do Fed (Federal Reserve, o banco central americano) para decidir o rumo da taxa básica no país, atualmente em 0,75%-1%.

A expectativa média do mercado é de criação de 325 mil vagas de emprego no mês de maio.

Como afeta os investimentos?

Se a economia americana estiver muito aquecida, o Fed pode querer aumentar mais os juros, o que é bom para a renda fixa nos EUA e ruim para a Bolsa. É negativo também para os países emergentes como o Brasil, considerados mais arriscados, porque os investidores acabam saindo desses mercados para colocar seu dinheiro nos EUA.

Fique atento

FGTS na Eletrobras

A partir desta sexta (3) o trabalhador pode fazer a consulta do valor disponível no app FGTS e autorizar a instituição administradora a fazer a reserva. A Caixa irá divulgar um passo a passo para o trabalhador no site do FGTS, no site do banco e nas redes sociais.

Covid avança?

O Brasil registrou 130 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, o total de óbitos pelo novo coronavírus subiu para 666.978. A média móvel de mortes nos últimos sete dias é de 104 por dia, um recuo de 5% em relação aos óbitos registrados em 14 dias, indicando tendência de estabilidade.

Com medo de uma nova onda da pandemia, muitas cidades estão voltando a recomendar o uso de máscara em lugares fechados.

Agenda do dia

  • 9h: produção industrial de maio, do IBGE
  • 9h30 – EUA: payroll de maio