IF Hoje: Nubank, Westwing, Inter e outras empresas digitais fecham temporada de balanços

Entre as companhias tradicionais, se destacam Itaúsa, CSN e Rede D'Or

O último dia da temporada de balanços do segundo trimestre de 2022 tem forte presença de empresas digitais, muitas das quais fizeram IPO (oferta inicial de ações) recentemente.

Após o fechamento do mercado, saem os resultados de Agrogalaxy, Clearsale, Dotz, Westwing e Get Ninjas. Os mais esperados, porém, são os dos bancos Nubank e Inter.

Para todos os bancos brasileiros, o primeiro semestre do ano foi difícil, com aumento da inadimplência e necessidade de reduzir a velocidade de concessão de empréstimos para conter a deterioração da carteira de crédito. Os investidores estão ansiosos para saber se, a exemplo das instituições financeiras que dominam o mercado no Brasil, os digitais estão conseguindo atravessar bem as turbulências. Quedas dos lucros do Nubank e do Inter não seriam surpresa, mas aumentariam a desconfiança do mercado em relação ao seu modelo de negócio.

Dependendo do caminho que os números indicarem para esses negócios, as ações das companhias podem se valorizar ou se desvalorizar.

Grandes empresas tradicionais também contam aos investidores como foi seu desempenho no período de abril a junho. A Itaúsa, acionista do Itaú Unibanco, deve deixar os acionistas felizes depois que o banco anunciou, há uma semana, um aumento de 17% em seu lucro na comparação anual, atingindo R$ 7,68 bilhões. A CSN e a Metalúrgica Gerdau devem ter se beneficiado do aumento dos preços do aço.

Agenda do dia

  • Divulgação de balanços antes da abertura do mercado: Metalúrgica Gerdau, Ômega Geração, Ânima
  • 8h25: Boletim Focus (semanal), do Banco Central
  • 9h: IBC-Br (julho), do BC
  • Divulgação de balanços após o fechamento do mercado: Nubank, Itaúsa, Rede D’Or, Caixa Seguridade, CSN, Vibra, Oncoclínicas, YUDQS, Multilaser, IRB, Alliar, Cruzeiro do Sul, Agrogalaxy, Clearsale, Espaço Laser, Lopes Brasil, Gafisa, Dotz, Westwing, GetNinjas