IF HOJE: mercados internacionais se preparam para alta dos juros nos EUA

Na volta de feriado nacional, rendimento dos títulos do Tesouro americano dispara

Foto: Robb Miller/Unsplash

O mercado americano ficou fechado na segunda-feira (17) devido ao feriado nacional de Martin Luther King Jr., e, na volta das negociações, já mostram como os investidores de todo o mundo estão se preparando para a retirada de estímulos econômicos e o aiumento dos juros nos Estados Unidos.

O rendimento dos títulos do Tesouro americano com vencimento em 10 anos subiu para 1,83% nesta manhã, o mais alto em dois anos. É um ativo de renda fixa: com menos risco e maior retorno, tende a ser preferido pelos investidores em detrimento da renda variável. Essa troca está a todo vapor hoje, como mostram as principais Bolsas europeias em forte queda. A Bolsa brasileira B3 tende a seguir o movimento.

Fique por dentro:

Preços dos combustíveis

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) investiga, desde quarta (12) a Petrobras sobre possíveis abusos na alta dos combustíveis, dada sua “posição dominante”. Na semana passada, o reajuste foi de até 8%.

Em meio a críticas do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que irá colocar em pauta no Congresso o congelamento dos preços dos combustíveis em fevereiro.

Conta de luz lucrativa

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, ainda que endividadas, as distribuidoras de energia tiveram lucro maior que a média durante o ápice da atual crise hídrica, dada a alta nas contas de luz.

Ainda segundo a reportagem, Jair Bolsonaro teve o governo com a energia mais cara aos brasileiros desde Luiz Inácio Lula da Silva. Sem as tarifárias por conta da seca, a conta de luz desde que Bolsonaro assumiu subiu 2% acima da inflação.

5G

As maiores companhias e transportadoras aéreas dos Estados Unidos estão preocupadas com o lançamento da rede 5G no país pelas AT&T e Verizon nesta quarta (18). Segundo as aéreas, a banda C do 5G pode inutilizar várias aeronaves de grande porte.

Carros elétricos

Segundo o jornal Financial Times, em dezembro, carros elétricos venderam mais que os a diesel na Europa pela primeira vez, de acordo com dados preliminares.

Com subsídios e novas regulamentações que obrigam fabricantes europeus a venderem mais os veículos com baixas emissões, as vendas de carros elétricos têm crescido nos últimos anos.

Para acompanhar hoje:

09h: relatório mensal da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo)

Investir em quê? Encontre e compare investimentos de todo o mercado

Parceiro da Inteligência Financeira, o Investir em Quê? é sua fonte confiável para buscar onde investir com isenção, transparência e sem complicação


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 18h00
Ibovespa tem sessão de alta liderada por Petrobras e sobe 0,29% na semana

Entre as baixas, se destacaram empresas do setor de minério de ferro devido à preocupação com a retomada da China

Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 15h23
Track&Field anuncia programa de recompra de ações; conheça a estratégia

Muitos motivos levam uma empresa a realizar uma OPA, e você pode ganhar dinheiro com isso

Manhã Inteligente Publicado em 01.jul.2022 às 11h11
Queda generalizada nas Bolsas de Valores do Brasil e EUA, PEC aprovada pelo Senado

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre esses e outros assuntos que podem afetar seu bolso nesta sexta (1)

Valor Econômico Publicado em 01.jul.2022 às 08h34
Cenário de recessão pode piorar mercado acionário nos EUA, alerta pesquisador

Noriel Roubini considera como 'perigosamente ingênua' a visão de analistas que a recessão será leve e de curta duração

Redação IF Atualizado em 30.jun.2022 às 18h48
Fleury compra Pardini e se aproxima da Dasa no setor de diagnóstico; fusão não altera perspectiva de crescimento, diz Itaú BBA

As ações da Pardini fecharam com alta de 18,99%, negociadas a R$ 19,99, e as da Fleury subiram 16,10%, cotadas a R$ 16,30