IF Hoje: Dia é de ajustes após feriado

Mercados tiveram fortes quedas na quinta (16) enquanto Bolsa brasileira estava fechada pelo feriado

Prédio da B3 Bovespa Bolsa Balcão em São Paulo
A Bolsa brasileira B3, em São Paulo (Foto: Divulgação)

Os ativos negociados no mercado brasileiro devem ter um dia de ajuste depois do feriado. Como os mercados internacionais continuaram funcionando e neles também se negocia ativos do Brasil, é preciso fazer um ajuste de preços.

Nesta sexta-feira (17), o ajuste deve ser para baixo. As principais Bolsas no exterior amargaram fortes quedas na quinta (16) enquanto os investidores ainda faziam as contas para entender se o aumento de juros anunciado pelo Fed (Federal Reserve, o banco central americano) na véspera seria suficiente para reduzir a inflação sem jogar a maior economia do mundo numa recessão. Por ora, o sentimento que predomina é o medo.

Agenda do dia

  • Eurostat mostra inflação da zona do euro de maio — O Eurostat mostra, às 6h (de Brasília), os dados finais do índice de preços ao consumidor (CPI) da zona do euro de maio. A leitura anterior foi de 0,6% (mês) e 7,4% (ano) para o CPI cheio e de 3,5% (ano) para o núcleo do CPI. Estimativas de +0,8% (margem), 8,1% (ano) e 3,8% (núcleo).
  • Presidente do Federal Reserve profere discurso – O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, profere discurso às 9h45 (de Brasília).
  • Fed expõe produção industrial dos EUA em maio – O Federal Reserve (Fed) expõe, às 10h15 (de Brasília), a produção industrial dos EUA de maio. Em abril, a produção industrial aumentou 1,1% na comparação mensal e aumentou 6,4% na comparação anual. O consenso é de alta de 0,4% (mensal) e 4,9% (anual).
  • Fed divulga atividade manufatureira dos EUA em maio – O Federal Reserve (Fed) divulga, às 10h15 (de Brasília), a produção manufatureira dos EUA de maio. Em abril, a produção manufatureira subiu 0,8% na comparação mensal e subiu 5,8% na comparação anual. O consenso é alta de 0,3% (mensal) e de 4,3% (anual).
  • Baker Hughes expõe sondas em atividade nos EUA na semana – A empresa de serviços Baker Hughes expõe, às 14h (de Brasília), seu levantamento semanal do número de sondas de exploração de petróleo em atividade nos Estados Unidos até 17 de junho.
  • Bolsonaro entrega títulos fundiários em Natal – O presidente Jair Bolsonaro estará em Natal (RN), onde, às 11h, participa de cerimônia alusiva ao Programa Internet Brasil e à entrega de títulos fundiários. Às 20h, estará em Belém (PA), onde participa de culto cívico em celebração dos 111 anos da Assembleia de Deus no Brasil.

Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 18h00
Ibovespa tem sessão de alta liderada por Petrobras e sobe 0,29% na semana

Entre as baixas, se destacaram empresas do setor de minério de ferro devido à preocupação com a retomada da China

Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 17h45
Juros futuros fecham em queda, em linha com taxas dos títulos públicos globais

Medo de recessão nos EUA pesou mais do que riscos fiscais no Brasil

JOTA Publicado em 01.jul.2022 às 16h58
Semana política: PEC “vale-tudo” une governo e oposição por votos

Enquanto isso, em campanha, Lula acena a empresários e ao mercado, diz Fábio Zambeli, do JOTA

Valor Econômico Publicado em 01.jul.2022 às 11h39
Análise: PEC dos Combustíveis dificulta o trabalho do Banco Central para baixar a inflação

O assunto novo levantado pelo Copom em junho é o risco de as medidas colocarem o pé no acelerador da economia, num momento em que a política monetária pisa no freio

JOTA Publicado em 01.jul.2022 às 11h35
Análise: De olho no voto útil, Lula retoma pontes com empresários e empodera “guru” econômico

Ex-presidente, antes refratário a assumir compromissos na campanha, antecipa série de conversas com o PIB, diz Fábio Zambeli, do JOTA

Redação IF Atualizado em 01.jul.2022 às 15h13
Dólar dispara e supera R$ 5,33 com temores de recessão global no radar

Mercado também repercute aprovação de PEC que libera gasto bilionário às vésperas das eleições

Redação IF Publicado em 01.jul.2022 às 10h21
Criptomoedas iniciam julho no vermelho com bitcoin abaixo de US$ 20 mil

Bitcoin teve sua pior perda trimestral em mais de uma década