IF Hoje: com mercados fechados, foco está na política e na pandemia

Aumento dos casos de Covid-19 em todo o mundo acenderam um alerta nos governos

Véspera de Natal, o mercado financeiro brasileiro está fechado nesta sexta-feira (24). Mas a política e a evolução da pandemia de Covid-19 seguem no radar.

Depois de incluir um reajuste para a polícia no Orçamento de 2022, aprovado no início da semana, o governo Jair Bolsonaro (sem partido) precisa lidar com o descontentamento de outras carreiras do serviço público que não foram contempladas. É o caso dos funcionários da Receita Federal, por exemplo. De acordo com o seu sindicato, 635 auditores fiscais entregaram os seus cargos nos últimos dias pela insatisfação com a falta de aumento.

Analistas políticos têm dito que até membros do próprio governo avaliam mal a medida decidida por Bolsonaro, que agora vai exigir muito jogo de cintura para pacificar outras categorias, ainda mais em a no eleitoral. O presidente, por sua vez, interrompeu brevemente as férias para discustir saídas com a equipe econômica.

Na guerra contra a pandemia, os brasileiros conseguiram de volta a carteira virtual de vacinação do SUS, cujo aplicativo voltou a funcionar na quinta (23) à noite após 13 dias fora do ar. O número de hospitalizações por suspeita de Covid está aumentando no país, assim como os casos de influenza causada pelo vírus H3N2.