Vale: Ativa eleva recomendação de neutro para compra

Casa manteve preço-alvo da ação em R$ 108

A Ativa Investimentos elevou a recomendação de Vale de neutro para compra e manteve o preço-alvo em R$ 108, potencial de alta de 38,6% sobre o fechamento de ontem. A casa vê os papéis da empresa assimetricamente descontados em razão do noticiário envolvendo a China.

Os analistas Ilan Arbetman e Tadeu Lourenço escrevem que a companhia está sendo negociada a um múltiplo de 2,8 vezes o valor sobre o Ebitda, abaixo da média de 3,8 vezes dos últimos cinco anos, oferecendo um rendimento de dividendos atrativo de 15,9% para 2022 mesmo descontando o programa de recompra em curso.

“Acreditamos que os próximos dias poderão ser de volatilidade para o papel, mas continuamos a ver a oferta de minério de ferro ajustada, a demanda resiliente e os preços internacionais da commodity próximos aos patamares atuais durante os próximos meses”, comentam.

Além disso, a Ativa acredita que o governo da China vai continuar fomentando o crescimento do pais, o que envolve investimentos em infraestrutura e a manutenção das altas taxas de utilização de capacidade pelas siderúrgicas do país nos próximos meses.

Citam também a divisão de metais básicos da Vale, que será sustentada pelos preços robustos do níquel e do cobre, podendo contribuir de forma mais efetiva para o resultado da mineradora já neste ano.