Quem é Caio Mário Paes de Andrade, novo presidente da Petrobras

O indicado pelo governo para assumir o comando da empresa é nome de confiança do ministro Paulo Guedes

Novo presidente da Petrobras, Caio Mario Paes de Andrade vem sendo cotado para assumir o comando da empresa desde o fim de março, quando o general Joaquim Silva e Luna foi demitido do cargo.

À época, foi preterido por Adriano Pires, que desistiu da indicação alegando conflitos de interesse com sua atividade de consultor. O nome escolhido foi o de José Mauro Ferreira Coelho, destituído nesta segunda-feira. Ambos indicados pelo então ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. O almirante foi demitido da pasta e substituído por Adolfo Sachsida, assessor especial do Ministério da Economia, no último dia 11 de maio.

A indicação de Paes de Andrade é uma vitória do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele começou a participar do governo no período de transição, por indicação do ministro. Ele é formado em comunicação social pela Universidade Paulista, tem pós-graduação em administração e gestão pela Universidade de Harvard e é mestre em administração de empresas pela Universidade Duke, nos Estados Unidos.

Seu histórico como executivo está relacionado sobretudo ao boom de internet no Brasil, entre o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000. Paes de Andrade foi presidente nacional e diretor-geral para América Latina da PSINet, que à época era o maior provedor de internet da América Latina. Nessa mesma época, fundou o HPG (Home Page Gratuita), principal site de hospedagem gratuita de páginas do Brasil. O site foi vendido em 2001 para o portal IG por R$ 55 milhões.

No governo, exerceu o cargo de presidente do Serpro (Serviço de Processamento de Dados). A empresa foi responsável por serviços como a triagem dos cadastros do auxílio emergencial. Ultimamente, era titular da Secretaria Especial de Desburocratização e Governo Digital do Ministério da Economia.