Petrobras pode ampliar pagamento de dividendos graças ao leilão do pré-sal, diz diretor da empresa

Empresa será recompensada por investimentos já feitos em áreas leiloadas

Foto: Diego Vara/Reuters

Após ter arrematado os dois blocos de pré-sal levados à leilão hoje pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), a Petrobras poderá elevar o pagamento de dividendos a acionistas inclusive com uma distribuição adicional, informou o diretor financeiro da empresa, Rodrigo Araújo.

O executivo explicou que a empresa vai receber um valor maior de compensação financeira, referente aos investimentos já feitos nas duas áreas leiloadas hoje, em relação ao pagamento de bônus com o certame. Com isso, a estatal pode distribuir mais dividendos.

“Eventualmente, pode haver uma distribuição adicional, dependendo do cenário. Haverá uma entrada de caixa adicional em 2022. Esse dinheiro entrará só no caixa do ano que vem”, disse.

A compensação financeira vai ocorrer porque as áreas leiloadas hoje são contíguas a outras já exploradas pela Petrobras. O contrato prevê que a extração de petróleo nessas novas áreas contemple uma remuneração à empresa pelos investimentos já feitos.

Com esse ressarcimento, a estatal terá mais dinheiro em caixa que poderá ser distribuído a seus acionistas na forma de dividendos.

Apesar de não ter participado do consórcio original que levou a área de Sépia, o diretor da Petrobras avalia que os dois projetos são ‘resilientes’. “Estamos confortáveis com os resultados dos dois projetos. Sempre consideramos um brent a US$ 35 (cotação do petróleo no mercado internacional) no longo prazo para tomar nossa decisão de investimento”.

Hoje o brent está acima de US$ 70.

Perguntado, o executivo destacou ainda que pretende relançar o projeto de venda das refinarias Revap e Repar entre o primeiro trimestre e segundo trimestre de 2022, após tentativas fracassadas de venda ao longo deste ano. “Isso está em discussão com o Cade (órgão que regula a concorrência no Brasil). A melhor estimativa hoje é essa”, afirmou.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 07h26
Elon Musk se reúne nesta sexta-feira com Bolsonaro e empresários

Segundo ministro das Comunicações Fábio Faria, objetivo é discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro

Valor Econômico Publicado em 18.maio.2022 às 12h14
Entenda o que o governo faz com o lucro da Petrobras

Estatal destaca que o pagamento de dividendos é obrigatório em caso de lucro para qualquer empresa de capital aberto

Leonardo Guimarães Atualizado em 18.maio.2022 às 11h34
Duelo IF: JBS ou Marfrig, em qual investir?

Duas gigantes do setor de alimentos disputam a sua atenção como investidor