Musk diz que novas fábricas da Tesla estão ‘queimando dinheiro’

Fala ocorre no momento em que o empresário faz cortes de empregos na fabricante de carros elétricos

As duas mais novas fábricas de automóveis da Tesla estão perdendo bilhões de dólares, já que interrupções na cadeia de suprimentos e desafios ma fabricação de células de bateria limitam a capacidade da empresa de aumentar a produção, disse Elon Musk em entrevista recente.

As fábricas da empresa na Alemanha e no Texas, inauguradas no início deste ano, são “fornalhas de dinheiro gigantescas”, disse o diretor-presidente da Tesla em uma entrevista em 30 de maio a um clube de proprietários de veículos Tesla, divulgada na quarta-feira.

“Nossa preocupação é, esmagadoramente, como manter as fábricas operando para que possamos pagar as pessoas e não falir?” disse Musk na entrevista. Ele acrescentou que esperava que a Tesla resolvesse esses problemas rapidamente. Nas semanas desde que a entrevista foi gravada, a Tesla iniciou demissões que Musk indicou que poderiam atingir 10% da força de trabalho assalariada da empresa.

Musk não respondeu a um pedido de comentário. As ações da Tesla fecharam em queda inferior a 1% na quarta-feira, mas caíram cerca de um terço em 2022.

A fabricação de carros é um negócio notoriamente faminto por dinheiro, e a criação de novas fábricas pode ser especialmente assim. A Tesla, por exemplo, gastou cerca de US$ 11 bilhões no primeiro trimestre em itens necessários para fabricar e vender carros, incluindo materiais, mão de obra, fabricação e embarques.

Durante anos, os investidores se preocuparam com o fato de as reservas de Tesla não serem suficientes. Essas preocupações diminuíram, no entanto, quando a empresa pagou dívidas, levantou dinheiro e divulgou uma série de lucros trimestrais que ajudaram a transformá-la na montadora mais valiosa do mundo. No primeiro trimestre, a Tesla estava com cerca de US$ 17,5 bilhões em caixa.

A Tesla enfrentou vários reveses nos últimos meses, incluindo custos mais altos com fornecedores e logística em meio à inflação crescente. As restrições governamentais devido à covid-19 na China também reduziram a produção na fábrica da empresa em Xangai, que havia sido a maior em volume.

A Tesla lançou este ano entregas de veículos utilitários esportivos compactos Model Y feitos em suas fábricas mais novas, mas aumentar a produção dessas instalações tem se mostrado difícil, disse Musk. Ele citou o fornecimento de bateria como um gargalo importante. “Berlim e Austin estão perdendo bilhões de dólares agora porque há uma tonelada de despesas e quase nenhuma produção”, disse Musk.

A Tesla conta há muito tempo com células de bateria do tamanho de um dedo feitas por empresas como a Panasonic, mas vem trabalhando para desenvolver suas próprias células maiores internamente. Esse esforço visa reduzir o custo de um componente-chave e mitigar o risco de falta de bateria.

A instalação do Texas, que a Tesla projetou para fabricar carros usando baterias de vários tamanhos, foi pega no meio da transição da empresa. Aumentar a produção interna de células de bateria maiores e pacotes associados provou ser um desafio, disse Musk. Enquanto isso, as ferramentas necessárias para fabricar carros usando células de bateria menores ficaram presas na China, disse ele.

Analistas esperam que a Tesla entregue cerca de 273 mil veículos no segundo trimestre, de acordo com a FactSet, abaixo dos cerca de 310 mil nos primeiros três meses do ano. Isso marcaria o primeiro declínio trimestral da empresa nas entregas em mais de dois anos.