Musk desafia presidente do Twitter para debate sobre ‘bots’ na plataforma

Para empresário, Twitter deve fornecer seu método de amostra de 100 contas e explicar como elas são confirmadas como reais

Elon Musk disse hoje que seu acordo para aquisição do Twitter pode ir adiante se a companhia conseguir comprovar seu método de averiguação de contas reais. Ele também desafiou o CEO do Twitter, Parag Agrawal, para um debate público sobre a porcentagem de “bots” na plataforma.

“Deixe-o provar para o público que o Twitter tem menos de 5% de usuários diários falsos ou ‘spam’”, disse no Twitter, ao responder um usuário. O número de contas falsas no Twitter acima do que foi informado publicamente foi o principal argumento de Musk para comunicar o fim do acordo com a plataforma de mídia social.

“Se o Twitter simplesmente fornecer seu método de amostra de 100 contas e como elas são confirmadas como reais, o acordo deve prosseguir nos termos originais”, disse Musk neste sábado. “No entanto, se os registros na SEC [a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA] forem materialmente falsos, então não deve [prosseguir].”

Nesta quinta-feira, o Twitter apresentou uma resposta formal aos contra-ataques, ou “reconvenções” na linguagem jurídica, apresentados na semana passada por Musk, com argumentos para cancelar a proposta de aquisição da plataforma, avaliada em US$ 44 bilhões. “Suas alegações são factualmente imprecisas, juridicamente insuficientes e comercialmente irrelevantes”, disse Bret Taylor, presidente do conselho do Twitter, em post na plataforma.

A empresa entrou com ação contra Musk em 12 de julho, no Tribunal de Chancelaria de Delaware (EUA), para exigir que o bilionário mantenha o acordo de aquisição.