Localiza recebe aprovação do Cade para venda de ativos à Brookfield e pode incorporar Unidas
Companhia informou que o fechamento da combinação de negócios ocorrerá em 1º de julho

Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
A Localiza anunciou ao mercado nesta quarta-feira que o Tribunal Administrativo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a venda de parte dos ativos da Unidas à Brookfield Asset Management como parte do processo de incorporação dos negócios da Unidas. O fechamento do negócio entre a Localiza e a Brookfield, controladora da locadora de veículos Ouro Verde, foi anunciado no dia 14.
O acordo entre Localiza e Unidas foi anunciado em setembro de 2020 e desde então provocou muitas críticas de concorrentes, que apontavam para uma concentração excessiva no setor. Como forma de remediar eventuais malefícios, o Cade exigiu o pacote de desinvestimentos. Entre eles está um total de 49 mil carros, além de agências e a própria marca Unidas — pacote comprado pela Brookfield.
Segundo a Localiza, diante da aprovação, o fechamento da combinação de negócios ocorrerá em 1º de julho de 2022. “As companhias divulgarão nesta data um comunicado ao mercado conjunto contendo os procedimentos relacionados à sua consumação”, disse a Localiza.
Com a aquisição, a Ouro Verde se torna a terceira maior do setor em aluguel de veículos no varejo (com 87 mil carros), atrás de Localiza (446 mil carros) e Movida (192 mil). Até agora, a empresa controlada pela Brookfield era especializada no atendimento corporativo, com terceirização e gestão de frota.
O Valor antecipou no início deste mês que o negócio estava prestes a ser fechado, diante da necessidade de a Localiza encontrar um comprador para apresentar ao órgão antitruste — o prazo para cumprimento da exigência venceria em julho.
Com conteúdo VALOR PRO, o serviço de informação em tempo real do Valor Econômico
Entre as baixas, se destacaram empresas do setor de minério de ferro devido à preocupação com a retomada da China
Na semana, moeda americana teve valorização de 1,29%
Medo de recessão nos EUA pesou mais do que riscos fiscais no Brasil
A volatilidade deve seguir predominando na Bolsa
Muitos motivos levam uma empresa a realizar uma OPA, e você pode ganhar dinheiro com isso

Saiba quais empresas controladas pela União tiveram lucro líquido como recorde histórico; relatório agregado das estatais federais será divulgado nesta sexta-feira
Ações dos EUA caem no início do segundo semestre do ano, aprofundando as perdas da semana
Mercado também repercute aprovação de PEC que libera gasto bilionário às vésperas das eleições
Mercados devem continuar preocupados com a inflação, juros e riscos de recessão
Bitcoin teve sua pior perda trimestral em mais de uma década
Noriel Roubini considera como 'perigosamente ingênua' a visão de analistas que a recessão será leve e de curta duração