O novo iOS 16, as mudanças do iPhone e as novidades para toda a família Apple

Atualização do sistema operacional do iPhone (iOS), mais 'updates' para MacBook, iPad e Apple Watch. Confira 16 novidades

“Compre agora, pague depois”. Medição da curvatura da coluna enquanto corre e o bloqueio do compartilhamento de senhas ao sair de relacionamentos abusivos. Essas são algumas das novidades apresentadas pela Apple na tarde desta segunda-feira durante o lançamento da nova versão de seu sistema operacional, o iOS 16, presente em iPhones, iPads, laptops (Macs) e relógios.

As novidades devem ser lançadas ao longo do segundo semestre deste ano. Segundo Tim Cook, CEO da Apple, a versão beta será lançada já no próximo mês. A nova versão estará disponível do iPhone 8 em diante.

As mudanças fazem parte do evento anual de desenvolvedores, o WWDC, que neste ano ocorre novamente em formato virtual. No ano passado, a dona do iPhone anunciou mudanças em sua política de privacidade.

Para o iOS 16, a Apple anunciou várias mudanças. Confira 16 novidades.

1- A empresa anunciou nova interface de tela de bloqueio, que passa a permitir adicionar papéis de parede personalizados, alterar a fonte e a cor da data e hora, bem como adicionar novos widgets para clima, anéis de atividade, eventos de calendário e muito mais.

Às vezes, as notificações tapam toda a tela. Agora, será possível colocar todas na parte inferior da tela.

Apple anuncia mudanças na tela bloqueada — Foto: Reprodução

Será possível ainda destacar informações específicas na tela bloqueada, como trajeto do carro, música e atividade física.

2- A empresa anunciou ainda novos recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina. Agora, será possível traduzir o que está escrito nas fotos e imagens.

3-Há ainda sistema de reconhecimento de imagens que permite destacar apenas com os dedos alguma imagem específica na foto e enviar por mensagens de texto.

Compre agora, pague depois

Apple anuncia novidades no WWDC22 — Foto: Reprodução

4- A Apple lançou a versão “pague depois” dentro de sua solução de pagamentos “Apple Pay”. A empresa disse que vai funcionar com todos os aplicativos. Com a solução, será possível parcelar em até quatro vezes, sem juros. A empresa não detalhou se a iniciativa vai funcionar no Brasil.

Privacidade em relacionamentos abusivos

Apple anuncia novidades no WWDC — Foto: Reprodução

5- Após criar diversos recursos de privacidade ano passado, a empresa anunciou o “Safety Check”. O novo recurso destina-se a proteger pessoas em relacionamentos abusivos.

A ideia é ajudar os usuários a gerenciar o acesso e as senhas de aplicativos. Segundo a empresa, o recurso pode ajudar pessoas em relacionamentos abusivos a cortar mais facilmente os laços com um parceiro abusivo em todos os dispositivos.

Isso pode ser feito através do chamado recurso de redefinição de emergência, “que redefine imediatamente o acesso de todas as pessoas e aplicativos de uma só vez em dispositivos sincronizados com sua conta do iCloud”.

Mapas com 15 paradas

6- A Apple lançou nova versão de mapa, com imagens em 3D, com maior facilidade de navegação. Haverá versões para o dia e para a noite. Porém, as novidades ainda não estarão disponíveis para o Brasil.

Pode montar um roteiro com até 15 paradas. A Apple destacou que o Apple Pay será conectado a diversos sistemas de transporte.

7- No programa família, será possível reunir até cinco integrantes e dividir os custos dos serviços de assinatura, como música, TV, entre outros. Será possível ainda criar restrições para crianças.

Apple anuncia novidades no WWDC22 — Foto: Reprodução

8- A Apple também criou uma nova solução que vai permitir compartilhar as fotos com outros integrantes da família. Até as mudanças de edição que são feitas nas fotos poderão ser acessadas por outras pessoas em tempo real.

Apple anuncia novidades no WWDC22 — Foto: Reprodução

9 – Traz novidades ainda para casa e carro. Com o “Apple car”, será possível substituir o painel de instrumentos usados no carro pelos aplicativos da Apple, exibindo informações de velocidade, viagem, níveis de combustível e bateria, entre outras.

A empresa vai lançar a nova versão até o fim do ano em parceria com diversas montadoras como Ford, Land Rover, Jaguar, Audi, Volvo e Honda, entre outras.

Curvatura da coluna e fibrilação atrial

10- Para o Apple Watch, a empresa fez mudanças nos mostradores do relógio, na navegação do sistema e em vários aplicativos do dispositivo, incluindo uma atualização nos recursos de rastreamento de condicionamento físico.

Assim, entre os relógios, o foco é a saúde novamente. Um dos recursos ganhou aprendizado de máquina para medir a curvatura da coluna enquanto corre. A ideia é permitir que os exercícios sejam feitos da forma correta. O sistema operacional do relógio (WatchOS9) permite ainda gerar diferentes alertas durante o treino.

11- O relógio vai medir a fibrilação atrial (chamado de AFib history) e criar um histórico. Com essa informação, vai ser possível gerar PDFs e compartilhar com o médico. O serviço deve ter o aval da Anvisa dos EUA (a chamada FDA) em breve, segundo a Apple.

12– O novo sistema de saúde também vai criar notificações de medicação. A Apple, agora, está trazendo seu aplicativo “Fitness” para todos os usuários do iPhone. Antes, estava atrelado a quem tinha apenas o relógio.

Novos latptops com chip M2

13- A empresa anunciou ainda o “MacBook Air 2”, com 13,6 polegadas, com o chip M2 (a nova geração e vai substituir o M1) com sistema de áudio especial com quatro sistemas de auto falante, e suporta até um bilhão de cores. É o dobro da resolução de cores da versão anteriores. Permite carregar 50% em 30 minutos com novo sistema de carregamento. Nos EUA, as vendas começam em julho a partir de US$ 1.199.

14- A Apple anunciou ainda nova versão do MacBook Pro com o novo M2 – e terá preço sugerido de US$ 1.299

15- A Apple vai permitir que usuários dos laptops (MacBooks) usem a câmera do iPhone como webcam. O recurso, chamado de “Continuity Camera”, vem como parte do macOS Ventura, nome dado à atualização do sistema operacionais dos Macs, o macOS. A Apple prevê que os usuários de MacBook prendam um iPhone na parte superior de seus laptops e usem a câmera para melhorar as chamadas de vídeo.

16- A Apple anunciou também o iPadOS 16, o sistema operacional do iPad. Entre as mudanças, estão funcionalidades que colocam o produto com cara de laptops.

A empresa anunciou mudanças que permitem redimensionar o tamanho dos aplicativos abertos com os próprios dedos. Isso permite melhor visualização do que está aberto. Além disso, é possível exibir até oito aplicativos na tela simultaneamente – na chamada função “multitarefa”.