Abílio Diniz será novo vice-presidente do conselho do Carrefour Brasil

Mudança na companhia é a maior desde a abertura de capital, em 2017

O Carrefour fará mudanças em sua governança corporativa no Brasil, a primeira e mais profunda desde que a companhia abriu capital, em 2017.

Alexandre Bompard, presidente do Carrefour no mundo, será o presidente do conselho e Abilio Diniz passa de membro do conselho a vice-presidente do colegiado, apurou o Valor.

Além disso, a gestora americana Advent, que era sócia controladora do Grupo Big, comprado pelo Carrefour em 2021, tornou-se acionista minoritária e indicará nomes para o conselho da varejista.

Os membros independentes do conselho de administração também serão trocados.

Essa troca faz parte do processo de mudanças na posição acionária do grupo, iniciada com a compra do Big. No caso da Advent, como a companhia recebeu parte da venda do Big em novas ações do Carrefour (cerca de R$ 2,25 bilhão), a gestora passa a ter pouco menos de 6% da empresa.

A expectativa do mercado é que Península Participações, de Abilio, e os franceses do Carrefour possam ter tido alguma diluição nesse processo. A Península tinha em maio 7,2% da empresa, como relatado no último formulário de referência na bolsa, e os franceses, 67,5%. O restante dos papéis (25,1%) estão no mercado. No começo do ano, Carrefour tinha 71,6% e a Pensínsula, 7,6%, e 20,7% estava em circulação na bolsa.

A empresa informou ao mercado que seu conselho de administração vai se reunir ainda hoje para deliberar sobre convocação de assembleia de acionistas para tratar da composição do colegiado.

“A administração da companhia manterá seus acionistas devidamente informados, nos termos da legislação aplicável, sobre os desdobramentos relacionados ao tema em questão”, diz o Carrefour Brasil.