Veja como fica o funcionamento dos bancos em 25 de janeiro

Data marca o aniversário da cidade de São Paulo

(Foto: Timeo Buehrer/Unsplash)

O dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, é um feriado municipal que todo ano impacta o sistema financeiro nacional, já que a Bolsa de Valores B3 e as sedes dos maiores bancos se localizam na capital paulista. Em 2022, porém, a data será um dia útil, já que o feriado foi antecipado pela prefeitura de São Paulo para 30 de março de 2021 a fim de restringir os deslocamentos no município e tentar conter a disseminação do novo coronavírus. Assim, as agências bancárias funcionarão normalmente na próxima terça-feira (25), informa a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).

Segundo a entidade, haverá compensação bancária no dia 25 de janeiro na cidade de São Paulo e, portanto, as contas de consumo (água, energia, telefone etc.), assim como os carnês de pagamento com vencimento em 25 de janeiro, deverão ser pagos em seu vencimento. O pagamento de benefícios do INSS será realizado normalmente.

Os bancos reforçam a necessidade de os clientes e o público em geral evitarem ao máximo o comparecimento presencial nas agências bancárias, utilizando os canais digitais como principal meio de acesso aos serviços.

“Os meios eletrônicos podem ser uma alternativa prática e extremamente segura para realizar a maior parte das transações financeiras”, diz Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de serviços da Febraban.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). O atendimento pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) está disponível e oferece praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário, além de apresentar mais comodidade e conveniência aos clientes.

Nos outros dias, nas agências, o horário de atendimento está normalizado, das 10h às 16h, de segunda a sexta.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 14h27
Ação do Nubank cai quase 9%, mesmo após BTG ter elevado recomendação para ‘neutra’

Nubank agora tem um valor de mercado de US$ 19,9 bilhões, abaixo de Itaú, Bradesco, Santander e Banco do Brasil

3 min
Glossário IF Publicado em 17.maio.2022 às 17h05
O que são e o que fazem os bancos múltiplos?

Esses bancos dão conta de várias tarefas ao mesmo tempo e têm diversas categorias. Saiba mais no Glossário IF

Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 14h22
Nubank: analistas veem resultados positivos, mas inadimplência gera cautela

Desde o IPO, em 8 de dezembro, quando foi precificado a US$ 9, o papel do banco digital acumula queda de 50,2%

4 min
Valor Econômico Publicado em 16.maio.2022 às 12h09
BTG pretende realizar oferta pública de aquisição de ações do Banco Econômico

No fim de março, o BTG se comprometeu a adquirir o controle da instituição controlada pela família do ex-ministro Ângelo Calmon de Sá

2 min