Valor das marcas mais valiosas do Brasil avança 12% em um ano; veja lista

As marcas do segmento de locação de automóveis foram as que mais cresceram entre 2021 e 2022, com um salto de 99%

Itausa, pagamento dividendos 2022
Foto: Ana Paula Paiva/Valor

As 100 marcas mais valiosas do Brasil estão ainda mais valorizadas neste ano. O valor delas aumentou 12% em relação a 2021, para R$ 308,4 bilhões, de acordo com levantamento da Brand Finance Brasil.

A líder do ranking é o Itaú, com valor de R$ 36,398 bilhões, um salto de 28,5% de 2021 para 2022. Além de ser a mais valiosa do Brasil, é a única brasileira na lista das 500 marcas mais valiosas do mundo da Brand Finance Global 500 2022.

Interessante destacar que as dez maiores marcas de 2022 já tinham sido as primeiras colocadas no ano passado, mas em posições distintas.

Arte: Valor Econômico

Já a marca que mais se valorizou em um ano foi a Movida, que deu um salto de 227,6%, para R$ 1,86 bilhão. A análise da Brand Finance é que esse avanço pode estar relacionado ao resultado operacional e econômico que foi marcado por recordes ao longo de 2021.

Além da empresa de locação de veículos, a lista conta ainda com Havaianas (123,4%), Assaí (112,3%), Nubank (111,4%) e Unidas (108,4%).

Arte: Valor Econômico

Com duas empresas de locação de automóveis entre as que mais se valorizaram, não é de se estranhar que o segmento foi o que teve maior crescimento, de 99%, em 2022. A Localiza também apresentou avanço de 59,4%.

Por outro lado, o ranking de marcas que mais se desvalorizaram é liderado pela Marisa (-50,5%), seguida por Pão de Açúcar (-43,6%) e Extra (-33,4%).