Vale e Usiminas suspendem operação em MG por conta das fortes chuvas

Segundo as empresas, as atividades serão retomadas com a melhora das condições climáticas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Vale informou na manhã desta segunda-feira (10) que paralisou parcialmente a circulação de trens na Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a produção nos Sistemas Sul e Sudeste por conta das fortes chuvas que castigam Minas Gerais. A empresa afirma que a decisão foi feita para garantir a segurança dos empregados e das comunidades.

Na sexta-feira, a companhia já havia informado que as fortes chuvas que atingem o Pará causaram um deslizamento de terra próximo à área de implantação de transportador de correia do Projeto Salobo III, na sexta-feira. Não houve feridos, sendo registrados apenas danos materiais.

A Usiminas também anunciou nesta segunda-feira que interrompeu temporariamente as operações da Mineração Usiminas (Musa), em Itatiaiuçu, por ponta das fortes chuvas que assolam Minas Gerais. De acordo com a empresa, as atividades serão retomadas com a melhora das condições climáticas e que, por ora, a paralisação não deverá afetar o fornecimento de matéria prima para a companhia, sendo utilizados estoques da Musa.

Vallourec

No sábado, a rodovia BR-040, que liga Belo Horizonte ao Rio de Janeiro foi interditada na região de Nova Lima (MG), após o transbordamento do Dique Lisa, estrutura de contenção de água das chuvas da mina de Pau Branco, da Vallourec. O transbordamento foi causado por material sólido da pilha Cachoeirinha, que foi carreado para o Dique Lisa, em função das chuvas excessivas, segundo a Valllourec.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 20.maio.2022 às 07h26
Elon Musk se reúne nesta sexta-feira com Bolsonaro e empresários

Segundo ministro das Comunicações Fábio Faria, objetivo é discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro

Redação IF Atualizado em 19.maio.2022 às 18h15
Trabalhador poderá usar até 50% do saldo do FGTS na privatização da Eletrobras

Valor mínimo do investimento é de R$ 200. Governo estabeleceu R$ 6 bilhões como teto global para uso do Fundo, o que pode reduzir percentual que cada trabalhador poderá investir

Manhã Inteligente Publicado em 19.maio.2022 às 10h26
Guerra na Ucrânia, queda das ações da Amazon, Madonna e NFTs

Isabella Carvalho e Ítalo Martinelli falam sobre os assuntos que podem afetar seus investimentos nesta quinta (19)

Redação IF Publicado em 19.maio.2022 às 09h06
IGP-M desacelera para 0,39% na segunda prévia de maio, aponta FGV

Houve recuos nos preços ao produtor, ao consumidor e nos custos da construção