UE aprova novas sanções contra oligarcas russos por invasão da Ucrânia

Além das medidas já adotadas contra o presidente Vladimir Putin, o sistema financeiro russo e a indústria de alta tecnologia do país, a UE impôs novas sanções a 160 indivíduos nesta quarta-feira (9)
Pontos-chave:
  • Os novos alvos serão oligarcas do país que desempenharam algum papel na invasão da Ucrânia

Os países da União Europeia (UE) concordaram nesta quarta-feira em aplicar mais sanções à Rússia. Os novos alvos serão oligarcas do país que desempenharam algum papel na invasão da Ucrânia.

Além das medidas já adotadas contra o presidente Vladimir Putin, o sistema financeiro russo e a indústria de alta tecnologia do país, a UE impôs novas sanções a 160 indivíduos hoje.

O bloco europeu também implementará novas restrições à exportação de tecnologia de navegação marítima e radiocomunicação.

Segundo a França, que exerce a presidência rotativa do Conselho Europeu, três bancos de Belarus serão excluídos do Swift, o sistema global de transações bancárias.

Ontem, a UE anunciou um plano para reduzir as importações de gás natural da Rússia em até dois terços, como parte da tentativa de reduzir a dependência energética de Moscou.