Terminal VIP de Guarulhos terá entrada a partir de US$ 150

Inauguração deve ser no fim de 2023

A AEPM Brasil, subsidiária da empresa aeroespacial canadense AEPM International, assinou nesta quinta-feira o contrato comercial de 40 anos com a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, para construir e operar o primeiro terminal VIP na América do Sul e o maior do mundo do gênero. O terminal será focado na aviação comercial, mas executivos destacaram que há forte espaço de sinergia com o GATGRU (que opera a aviação geral em Guarulhos).

O terminal terá foco em atender os clientes que buscam exclusividade e mais conforto nas viagens domésticas e internacionais. O preço para usar o serviço começará em US$ 150, segundo contou Fethi Chebil, presidente e CEO da AEPM, em coletiva de imprensa.

As obras devem começar nos próximos três meses – prazo para o grupo conseguir as liberações necessárias. A previsão é que a operação comece no final de 2023 – cerca de 18 meses de obras.

“Nossa estimativa é que no início do projeto a gente atenda 75 passageiros por dia, número que deve saltar para 200”, disse Chebil, sobre o projeto que será a primeira empreitada da empresa no Brasil. Ele defendeu que há espaço para mais terminais neste formato por aqui.

Uma das possibilidades é parcerias com empresas e até bandeiras de cartão de crédito para conceder acesso ao terminal. Mas até o momento não há negociações nesta direção.

Questionado sobre a demanda futura do projeto diante da redução de espaço da categoria primeira classe nas aéreas ao redor do mundo, o executivo defendeu que o terminal não será focado no cliente de altíssima renda.

“O serviço não é apenas para primeira classe. Temos business, temos premium economy”, disse, defendendo que há demanda para serviços mais aprimorados no setor aéreo, apesar da reconfiguração de aeronaves que tem acontecido na indústria retirando a primeira classe e focando em uma categoria Business mais encorpada.

O investimento no projeto será na casa de R$ 80 milhões para construir o primeiro terminal VIP da América do Sul e maior do mundo no gênero. O novo prédio terá 5.100 m².

A estrutura incluirá uma área de negócios ergonômica projetada, um lounge, um espaço infantil à prova de som, uma área para animais de estimação, espaço reservado a fumantes, Sleep Lounge, um concierge, bem como um serviço de engomadoria e engraxate e chuveiros de alta pressão.

O novo espaço também incluirá um hub vertiport pronto para entrar em serviço assim que os veículos aéreos urbanos decolarem nos próximos anos. A partir de 2026, e-VOLTs e táxi aéreos estarão conectando Guarulhos a outras áreas de São Paulo.

“O terminal VIP é um empreendimento importante para Guarulhos dentro da estratégia de segmentação de cada tipo de cliente. O foco do terminal não é apenas separar os que querem exclusividade, é para quem quer um conceito de experiência renovada. São Paulo precisa ter esse tipo de serviço”, disse Gustavo Figueiredo, presidente da GRU Airport.

Figueiredo explicou que o contrato de prestação de serviço é de 40 anos. “Até 2032 (que é até quando vai a concessão da atual operadora do aeroporto de Guarulhos) é conosco. A partir daí será com a concessionária que assumir”, disse.

Apesar da forma como o novo terminal VIP foi anunciado, ele não será uma infraestrutura a concorrer com o São Paulo Catarina Aeroporto Executivo Internacional, da JHSF. Guarulhos já tem uma infraestrutura específica para a aviação geral, que é o GATGRU.

Mesmo com o foco na aviação comercial, Francisco Lyra, CEO do GATGRU, defendeu que o novo terminal VIP poderá ter uma forte sinergia com a operação de jatos privados.

“Estamos conversando com a AEPM para possíveis colaborações. Há sinergias que podem ser exploradas. Um dono de um Phenom (um dos principais modelos comercializados no Brasil) não usa o seu avião próprio para ir para Londres. Ele pode vir para cá, pousar no GATGRU e depois usar os serviços do terminal VIP”, explicou Lyra.