Presidente da Ucrânia eleva para 137 número de mortos em ataques da Rússia

Apesar das alegações da Rússia de que apenas alvos militares foram atacados, Zelensky disse que civis ucranianos também foram vítimas da ofensiva do Kremlin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, disse nesta quinta-feira que 137 ucranianos morreram desde o início da invasão da Rússia ao país. Em um vídeo divulgado pelo governo, ele chamou de “heróis” as vítimas dos ataques e disse 361 pessoas foram feridas.

Apesar das alegações da Rússia de que apenas alvos militares foram atacados, Zelensky disse que civis ucranianos também foram vítimas da ofensiva do Kremlin.

“Eles estão matando pessoas e transformando cidades pacíficas em alvos militares. Isso nunca será perdoado”, disse o presidente ucraniano.

Zelensky também determinou uma “mobilização geral” de homens no país para enfrentar a invasão russa. Em um decreto, ele afirmou que a medida durará pelo menos 90 dias.

No discurso, o presidente ucraniano reclamou do apoio ocidental para repelir a ação militar da Rússia. “Quem está pronto para lutar conosco? Honestamente, não vejo ninguém”, disse ele.

Zelensky afirmou ser o principal alvo da ofensiva russa, mas ressaltou que não pretende fugir de Kiev. “Eles querem destruir a Ucrânia politicamente destruindo a liderança do país”, acrescentou.

Com Valor Pro.