Petrobras: Analistas veem como positivo novo comando com avanço de minoritários no conselho
Após um bom desempenho na véspera, as ações ordinárias da Petrobras ficaram praticamente estáveis na quinta-feira, com alta 0,2%. Já as preferenciais terminaram o dia na Bolsa com queda de 1,38%, após diversas trocas de sinal ao longo do dia, refletindo a confusa assembleia na qual o governo perdeu para os minoritários uma das sete […]

Nossa newsletter
O que você precisa saber para tomar as melhores decisões nos seus investimentos. Receba toda semana notícias e análises exclusivas de especialistas.
Após um bom desempenho na véspera, as ações ordinárias da Petrobras ficaram praticamente estáveis na quinta-feira, com alta 0,2%. Já as preferenciais terminaram o dia na Bolsa com queda de 1,38%, após diversas trocas de sinal ao longo do dia, refletindo a confusa assembleia na qual o governo perdeu para os minoritários uma das sete cadeiras que tinha no Conselho de Administração.
Para o especialista em renda variável e sócio da Davos Investimentos, Marcelo Boragini, em um primeiro momento, o ganho de uma cadeira pelos minoritários foi visto como positivo da perspectiva do mercado, sempre temeroso da interferência política. No entanto, ponderou que o governo segue com amplos poderes na estatal.
“A palavra final, continua sendo do controlador, que é o governo.”
O analista da casa de análise Top Gain, Sidney Lima, concorda e atribui o mau desempenho das ações ontem a um movimento natural de correção dos ganhos dos últimos dias.
“O conselho tem uma importância muito grande em relação à fiscalização da tomada de decisões da empresa. E é uma empresa que sofre influência política. Os minoritários vão defender os investidores tradicionais, a pessoa física e o institucional, e não a União.”
Em relatório, o Itaú BBA destacou o fato de a posse de Coelho encerrar a crise de sucessão que marcou as últimas semanas da estatal: “Esperamos uma reação positiva do mercado a esse importante marco no retorno da Petrobras ao seu dia a dia após semanas de turbulência, além de trazer mais equilíbrio à composição do conselho e fortalecer a governança da companhia”.
Com conteúdo do jornal digital O Globo
Mesmo assim, os investidores seguem atentos à perspectiva de aumento dos juros nos EUA
Trabalhador poderá usar dinheiro do fundo de garantia para comprar ações da Eletrobras
Segundo o IIF, a possibilidade de uma recessão torna os mercados menos tolerantes a uma normalização da política monetária
Empresa é a terceira maior credenciadora do país
Economia global pode estar à beira da recessão, acreditam os analistas Instituto de Finanças Internacionais
Segundo ministro das Comunicações Fábio Faria, objetivo é discutir conectividade e proteção da Amazônia com o governo brasileiro
Executivos do Twitter disseram aos funcionários que seu acordo com Elon Musk está avançando conforme o planejado
A liquidação das ações nas bolsas de Nova York nesta semana deixou o S&P 500 à beira de seu sétimo declínio semanal
A ata do BCE, divulgada nesta quinta-feira, não deixou dúvidas sobre aumento de juros na zona do euro
Temor de inflação global maior e recessão nos EUA leva nervosismo aos mercados. Na Europa, pregões operam em queda de mais de 2%
Papéis da companhia de tecnologia estão em queda de 20% neste trimestre