Bolsas em NY terminam em alta em sessão marcada por instabilidade; veja destaques

Sessão desta segunda-feira foi marcada por uma busca de recuperação do índice Nasdaq, que em abril registrou o pior mês desde 2008

Os três principais índices acionários de Wall Street terminaram a operação desta segunda-feira em território positivo, depois muita instabilidade no pregão. Os ativos seguiram sensíveis à decisão do Federal Reserve (Fed) desta quarta-feira, quando é esperado que o banco central americano eleve suas taxas de juros em 0,5 ponto percentual. A sessão de hoje foi marcada por uma busca de recuperação do índice Nasdaq, que em abril registrou o pior mês desde 2008. O setor de serviços de comunicação, o mais penalizado em 2022, foi o que teve o melhor desempenho na sessão de hoje.

Os índices oscilaram bastante na sessão de hoje, marcando a instabilidade dias antes de um aumento dos juros. No fim do pregão, o índice Dow Jones terminou em alta de 0,26%, a 33.051,50 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,57%, a 4.155,40 pontos, e o Nasdaq cresceu 1,63%, a 12.536,02 pontos. Entre os índices setoriais do S&P 500, o maior ganho veio do segmento de serviços de comunicação, em alta de 2,42%. O setor é o que acumula a maior perda no ano, em parte pela retração brusca das ações do Netflix. Neste grupo, o destaque hoje ficou com as ações da Warner Bros Discovery, com ganhos de 6,06%. O movimento ocorre dias após surgirem comentários de que a empresa poderia estar interessada em vender sua plataforma de games. Entre os interessados estaria a Microsoft.

No mesmo segmento e também sobre o jogos, a Activision Blizzard viu suas ações subirem 3,25%, após Warren Buffett afirmar em reunião que a Berkshire Hathaway detém cerca de 74 milhões de ações da empresa, enquanto no final do ano passado possuía algo em torno de 15 milhões de ações. Não se sabe ao certo quando no primeiro trimestre houve essa aquisição. Também no grupo de serviços de comunicação, as ações da Meta, dona do Facebook, subiram 5,32%, ainda buscando algum benefício sobre seus resultados trimestrais, divulgados na semana passada.

Outro setor que se beneficiou na sessão foi o de energia, em alta de 1,37%. O movimento ocorreu apesar de os preços do petróleo terem se mantido com crescimento tímido, abaixo de 1%. As ações da Occidental Petroleum subiram 5,84%.

Hoje o pregão foi marcado também pela força dos rendimentos dos títulos do Tesouro americano. O yield da T-note de dez anos chegou a superar a barreira de 3%, mas perto das 17h30 operava a 2,985%, de 2,885% da sessão anterior. O dólar também se mantinha forte, com o índice DXY subindo 0,66%, a 103,635 pontos. Enquanto ambos subiam, o ouro era penalizado, e o contrato de junho terminou a sessão em queda de 2,51%.

Todo esse movimento ocorre dias antes do encontro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc). Na reunião os membros devem decidir o ritmo de aceleração dos juros e como o enxugamento do balanço patrimonial deve ocorrer. Segundo o CME Group, com base no Fed funds, a chance de uma alta de 0,50 ponto percentual na quarta-feira é de 98,7%, enquanto há um mês essa possibilidade era de 69,4%.