Eles trocaram a Redpoint eventures pelo Itaú. Saiba o que vem pela frente

Com a chegada de Anderson Thees e Manoel Lemos, banco anunciou iniciativas para se aproximar de startups e investidores

Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco
Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú Unibanco — Foto: Silvia Zamboni/Valor

Pontos-chave

  • O banco já tem um corporate venture capital dentro de seu braço de private equity, a Kinea

O Itaú anunciou a criação de uma iniciativa que ampliará sua atuação junto ao ecossistema das startups. Liderada diretamente pelo CEO Milton Maluhy Filho, a iniciativa tem início com a contratação de Anderson Thees e Manoel Lemos, executivos reconhecidos entre investidores e empreendedores digitais e sócios da gestora Redpoint eventures. Qual a estratégia do Itaú com startups?

A nova iniciativa contará ainda com a liderança de Pedro Prates, cofundador e hoje líder do Cubo Itaú. “A iniciativa é estratégica para avançar o posicionamento digital e de crescimento do banco, envolverá diferentes áreas da instituição e será construída em conjunto com os vários segmentos do ecossistema empreendedor.

Com a chegada do Anderson e do Manoel, tem início um diálogo amplo com agentes do mercado, incluindo investidores, fundos, corporações, entidades do ecossistema e, principalmente, os empreendedores, que são o foco da iniciativa”, diz o Itaú.

Fundo de venture capital

Ontem, no evento Tech Founders, Maluhy afirmou que o Itaú vai apoiar as startups não apenas como parceiro, mas como investidor, com a criação de um fundo de venture capital. “Vamos dar outro tamanho, outra visão para o Cubo, que tem um papel muito relevante, mas queremos dar mais esse passo”, comentou.

O banco já tem um corporate venture capital dentro de seu braço de private equity, a Kinea. No mês passado o Valor mostrou que o Itaú BBA vem apostando forte nas startups, criando em 2019 uma área especial para as empresas “tech”. O banco oferece agora o chamado “venture debt”, uma forma de dívida não conversível para as startups.


Você também pode gostar
Redação IF Atualizado em 24.maio.2022 às 19h58
‘Travamos o bom combate’, disse Coelho, por WhatsApp, em mensagem de despedida

Funcionários relatam clima de falta de rumo com demissão de José Mauro Coelho; indicado para o posto é Caio Paes de Andrade

Redação IF Atualizado em 24.maio.2022 às 14h35
SpaceX, de Elon Musk, vai lançar satélites brasileiros

A Aeronáutica informou que o país lançará até a próxima segunda-feira dois satélites-radar com a SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk

Diogo Rodriguez Atualizado em 23.maio.2022 às 16h52 Duração 1 min.
O que é uma fintech? O que ela faz?

Qual é a diferença das fintechs para os bancos tradicionais? Saiba mais no Me Explica na IF