IF Hoje: BCE aumenta juros em 0,5 p.p., primeira alta em 11 anos
Expectativa era de alta de 0,25 ponto percentual

O BCE (Banco Central Europeu) aumentou a taxa básica de juros da economia da Zona do Euro pela primeira vez em 11 anos. A maioria das projeções é de um aumento de 0,25 ponto percentual agora e outra elevação em setembro, mas o BCE acabou sendo mais agressivo e optou por um aumento de 0,5 p.p. já. Assim, a taxa mínima de remuneração de depósitos passou de -0,5% para zero.
Como grande parte do mundo, a Europa está sofrendo com uma inflação de dois dígitos. No começo do mês, a agência de estatísticas da região informou que os preços acumularam alta de 8,6% nos 12 meses até junho, o maior índice da história. A meta da região é de 2% ao ano.
O grande dilema dos bancos centrais de todo o mundo é que, para tentar domar a inflação, é preciso desacelerar a economia com os juros. Mas, no caso da Europa, essa desaceleração pode ser ainda mais dramática, porque a região tem sofrido bastante com as consequências da guerra na Ucrânia. O BCE provavelmente precisará ajudar os países mais endividados, como a Itália e a Espanha.
Agenda do dia
- 9h30 – EUA: Pedidos de auxílio-desemprego (semanais)
- 9h45 – Zona do Euro: Entrevista coletiva à imprensa sobre política monetária
- 11h15 – Zona do Euro: Pronunciamento de Christine Lagarde, presidente do BCE
Jornalista formada pela ECA/USP. Foi correspondente da Folha de S.Paulo em Nova York, repórter da Bloomberg News em São Paulo e editora executiva da EXAME. Já escreveu para O Globo, Época Negócios e GQ Brasil.
Candidaturas de Lula e Bolsonaro sinalizam atuar para combater a informalidade de quem atua com apps, diz Fabio Graner, do JOTA
Corte anunciado pela companhia é de 4,85%
Os preços do minério de ferro iniciaram a semana em forte queda no mercado transoceânico, em meio à inesperada desaceleração da economia chinesa em julho. O país asiático é o maior consumidor da commodity no mundo. No norte da China, o minério com teor de 62% de ferro caiu 4,1%, para US$ 104,40 por tonelada, […]
Presidente do Banco Central sugere que alívio nos preços pode ter efeito limitado
Saiba os destaques da agenda econômica e o que pode mexer com seu bolso e investimentos
Em entrevista exclusiva à Inteligência Financeira, o copresidente do Conselho de Administração do Itaú Unibanco, Roberto Setubal, fala sobre as perspectivas e os desafios para o Brasil e o mundo, e conta o que mudou no banco em seus 23 anos como CEO – e o que o banco mudou nele
Cenário mais positivo está retratado na pesquisa semanal do BC com analistas de instituições financeiras
Petista sobe 4 pontos, enquanto atual presidente fica estacionado
Os títulos de renda fixa podem ser com prazo de vencimento definido ou indefinidos
Foi a pergunta que fizemos para o economista Antonio Corrêa de Lacerda
Investidores estão atentos às propostas dos candidatos para a economia