IPCA varia 0,95% em novembro e vai a 10,74% no acumulado em 12 meses

Mercado espera um alta mensal de 1,08% após um aumento de 1,25% em outubro

ECO - Rio de Janeiro (RJ) - 23/09/2021 - ANTECIPAÇÃO DAS VENDAS DE ALIMENTOS E DECORAÇÃO DE NATAL PARA SETEMBRO. - Supermercado Zonal Sul, Barão da Torre, 201. - Ipanema. Na foto: Torre de Panetone. Foto: Maria Isabel Oliveira / Agência O Globo.
Supermercado na zona Sul do Rio de Janeiro se prepara para receber os clientes em suas compras de final de ano (Foto: Maria Isabel Oliveira/Agência O Globo)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta sexta-feira (10) que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) desacelerou para 0,95% em novembro, após registrar uma alta 1,25% em outubro. O resultado veio melhor que a expectativa do mercado (1,08%), mas ainda assim foi a maior para o mês desde 2015 (1,01%).

No ano, a inflação acumula alta de 9,26% e, nos últimos 12 meses, de 10,74% —acima dos 10,67% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. O acumulado em 12 meses, inclusive, foi o maior desde novembro de 2003 (11,02%). Em novembro de 2020, a variação mensal foi de 0,89%.

A alta em novembro, conforme o IBGE, foi puxada pelos transportes (3,35%), influenciados pelos preços dos combustíveis, principalmente, da gasolina (7,38%), que teve, mais uma vez, o maior impacto individual no índice do mês (0,46 p.p.).

Houve altas também nos preços do etanol (10,53%), do óleo diesel (7,48%) e do gás veicular (4,30%). Em habitação (1,03%), segundo maior impacto (0,17 p.p.) no IPCA, o resultado ficou próximo ao do mês anterior (1,04%), pressionado, novamente, pela energia elétrica (1,24%).

Por outro lado, a inflação geral de novembro desacelerou com os recuo em alimentação e bebidas (-0,04%) e o grupo saúde e cuidados pessoais (-0,57%), consequência da queda nos preços dos itens de higiene pessoal (-3,00%), sobretudo, dos perfumes (-10,66%), os artigos de maquiagem (-3,94%) e os produtos para pele (-3,72%).

“A Black Friday ajuda a explicar a queda tanto no lanche quanto nos itens de higiene pessoal. Nós observamos várias promoções de lanches, principalmente nas redes de fast food no período. E no caso dos itens de higiene pessoal, várias marcas nacionais deram descontos nos preços dos produtos em novembro. No Brasil, diferente de outros países, os descontos não são centrados em um único dia. Os descontos acabam sendo dados ao longo do mês”, observou o gerente do IPCA, Pedro Kislanov.

O setor de serviços também foi outro responsável pela desaceleração nos preços. A inflação deste grupo foi de 1,04% em outubro para 0,27% em novembro, impulsionado pela queda de 6,12% nos preços de passagens aéreas.

“Vemos a pressão inflacionária arrefecendo. Esperamos uma inflação mais tranquila [em 2022], isso não quer dizer que itens ficam mais baratos, mas achamos que o pico passou”, afirma Julia Passabom, economista do Itaú Unibanco.

O banco espera um IPCA de 0,69% em dezembro, fechando o ano em 10%. No primeiro trimestre de 2022, quando há forte preção de reajustes anuais, a previsão é de um IPCA de 2%. Para 2022 como um todo, a expectativa é 5%.

Por que importa?

Economistas preveem uma desaceleração no aumento de preços neste final de ano, após consecutivas altas do IPCA. Se as expectativas se confirmarem, é um atestado que o ciclo de alta de juros tem surtido efeito e que os gargalos na cadeia produtiva estão sendo superados.

Como afeta seus investimentos?

O mercado pode precificar juros menos intensos, mas a persistência da inflação em um patamar elevado ainda beneficia produtos de renda fixa em detrimento da renda variável.

Fique por dentro:

Auxílio Brasil

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, o Ministério da Economia pediu ao Congresso mudanças no Orçamento de 2022, considerando o benefício médio do Auxílio Brasil em R$ 415. Reajustes para servidores públicos não estão entre as sugestões enviadas na quarta (8) pelo governo de Jair Bolsonaro (PL) ao relator-geral do Orçamento, deputado Hugo Leal (PSD-RJ).

O novo benefício começa a ser pago hoje.

Gás mais caro em SP

A Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) divulgou novo reajuste nas tarifas de gás encanado no estado de São Paulo a partir desta sexta-feira (10).

A Comgás irá aumentar a cobrança entre 15,5% e 22,3%. A GasBrasiliano terá alta de 9,2% a 24,8%.

Desoneração na folha de pagamento

O Senado aprovou nesta quinta (9) a prorrogação da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia até dezembro de 2023 —a medida perderia validade neste fim de ano. Agora, a proposta segue para sanção de Bolsonaro.

Neste regime, empresas podem substituir a contribuição previdenciária de 20% sobre os salários dos empregados por uma alíquota sobre a receita bruta, que pode variar de 1% a 4,5%.

Evergrande fica oficialmente inadimplente

A incorporadora chinesa Evergrande ficou oficialmente inadimplente pela primeira vez. A Fitch Ratings rebaixou a classificação de risco da companhia para “default restrito”, após a Evergrande não pagar dois compromissos cujo período de carência terminou na segunda (6). No total, a incorporadora deve mais de US$ 300 bilhões.

Recentemente, o banco central chinês disse que os riscos econômicos desta crise podem ser contidos e que os problemas da Evergrande se deram por “má gestão” e “expansão imprudente”.

Para acompanhar hoje:

04h: Reino Unido traz os dados de produção industrial e de construção de outubro, além da balança comercial do mês passado.

04h: Alemanha divulga a inflação de novembro.

06h05: Christine Lagarde, presidente do BCE (banco central europeu), faz discurso.

09h: IBGE publica o IPCA de novembro.

10h30: EUA divulgam o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) de novembro.


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 17.maio.2022 às 07h26
Freio na economia chinesa deve fazer Brasil crescer menos

Analistas projetam expansão menor em 2023 e inflação global maior, também devido à guerra na Ucrânia e à alta de juros nos EUA

Redação IF Publicado em 16.maio.2022 às 12h23
Sondagem da XP vê inflação no fim de 2022 maior do que projeção do último Focus

Divulgação do relatório do Banco Central está paralisada por causa da greve dos servidores

Manhã Inteligente Publicado em 12.maio.2022 às 12h36
Tesouro Direto em alta, corte nas tarifas de alimentos, Nubank compra criptomoedas

Isabella Carvalho e Caio Camargo falam sobre os assuntos que vão afetar seus investimentos hoje

Redação IF Publicado em 11.maio.2022 às 14h36
Redação IF Publicado em 11.maio.2022 às 10h10
Energia elétrica ajudou a frear IPCA de abril

Movimento foi influenciado pela mudança na bandeira tarifária