IF HOJE: inflação na indústria fica em 1,31% em novembro e acumula alta de 28,86% em 12 meses

No radar dos investidores também está a divulgação da ata do banco central dos EUA (Fed)

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou nesta quarta-feira (5) que o IPP (Índice de Preços ao Produtor – Indústrias Extrativas e de Transformação) subiu 1,31% na passagem de outubro para novembro, resultado inferior à alta registrada em outubro (2,26%). O IPP atingiu 28,36% no acumulado do ano e 28,86% considerando os últimos 12 meses, quinto mês seguido em desaceleração e o menor valor desde fevereiro de 2021 (28,50%).

A pesquisa mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Dessas, 17 tiveram variações positivas em novembro. As maiores influências no índice vieram de refino de petróleo e produtos de álcool (0,71 ponto percentual), outros produtos químicos (0,47 p.p.), e indústrias extrativas (-0,31 p.p.).

Também no radar do investidores, o Fed (Federal Reserve, banco central americano) divulga durante a tarde a ata da última reunião do seu comitê de política monetária, que manteve a taxa básica de juros entre 0 e 0,25% e anunciou a aceleração da retirada dos estímulos. Agora, o Fed vai reduzir em US$ 20 bilhões as compras mensais de títulos públicos e em US$ 5 bilhões as de títulos hipotecários, o dobro do montante que vinha sendo retirado nos últimos meses. Na ata, o mercado vai procurar mais indicações de como vai funcionar essa retirada daqui em diante.

Fique por dentro

MP pede falência da Itapemirim

O Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça a decretação de falência do Grupo Itapemirim, empresa responsável pela Itapemirim Transportes Aéreos (ITA). O pedido foi feito no fim de dezembro, depois que a empresa suspendeu todas as operações, deixando passageiros sem voos em todo o país. O MP-SP solicitou ainda o bloqueio de bens e o afastamento do principal sócio do grupo, o empresário Sidnei Piva.

Preços dos imóveis abaixo da inflação

Pesquisa divulgada pelo FipeZap mostra que os preços dos imóveis residenciais encerraram 2021 com uma alta acumulada de 5,29%, o maior avanço desde 2014, quando houve uma elevação nominal de 6,70%. Apesar do avanço, o resultado ainda está abaixo da inflação projetada para o período, de 9,28%. O preço médio de venda de imóveis em dezembro, por sua vez, subiu 0,48%, após um avanço de 0,53% em novembro. O índice também ficou abaixo da inflação esperada para o mês, de 0,68%.

Rio cancela carnaval de rua

Pelo segundo ano seguido, em razão do avanço da variante ômicron e o aumento de casos de covid-19, a cidade do Rio de Janeiro não terá carnaval de rua. Já o desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí está mantido por enquanto. “Lá conseguimos ter controle”, disse o prefeito Eduardo Paes ao anunciar o cancelamento.