IF HOJE: setor de serviços cresce 2,4% em novembro após dois meses de queda

Avanço superou a estimativa do mercado, que era de um leve crescimento de 0,2% ante outubro

Cariocas e turistas lotam a praia de Ipanema em 2021; retomada do turismo pode alavancar setor de serviços (foto: Tomaz Silva/Agência Brasil)

O setor de serviços se recuperou, em novembro, de dois meses seguidos de queda. Cresceu 2,4% ante outubro – mais do que o 0,2% previsto pelos especialistas – segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou nesta quinta-feira (13). A Pesquisa Mensal de Serviços acompanha o volume do setor de serviços no Brasil, excluindo empresas da área financeira de saúde e de educação.

Com o avanço de novembro, o setor se encontra 4,5% acima do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e no mesmo patamar de dezembro de 2015.

Quatro das cinco atividades analisadas na pesquisa do IBGE cresceram em novembro, com destaque para os serviços de informação e comunicação (alta de 5,4%), que recuperaram a perda de 2,9% verificada nos dois meses anteriores.

“Nessa atividade, sobressai o setor de tecnologia da informação, principalmente os segmentos de portais, provedores de conteúdo e ferramentas de busca da internet; desenvolvimento e licenciamento de softwares e consultoria em tecnologia da informação”, diz o gerente da pesquisa, Rodrigo Lobo.

Por que importa?

O setor de serviços é um dos mais importantes da economia e seu desempenho é fundamental para a retomada dos empregos e da renda no Brasil.

Como impacta seus investimentos?

Os ativos brasileiros podem se valorizar, na expectativa por uma retomada no crescimento econômico.

Fique por dentro:

Voos e cruzeiros cancelados

O número de voos cancelados em meio à variante Ômicron do coronavírus já soma 948, segundo o jornal Folha de S.Paulo. Eles são das companhias Azul e Latam Brasil. A Gol disse que não cancelou viagens decido ao afastamento médico de tripulação.

Dada a nova onda de contaminações com coronavírus, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomendou nesta quarta (12) a suspensão definitiva da temporada de navios de cruzeiro no Brasil. O documento foi encaminhado ao Ministério da Saúde e à Casa Civil da Presidência da República.

Salto no número de casos

O Brasil registrou 88.464 novos casos de Covid-19 nas quarta (12), segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa feito junto às secretarias estaduais de Saúde. Com isso, o total de infectados pelo coronavírus no país subiu para 22.718.606.

Com a alta procura de testes diagnósticos, o Grupo Dasa limitou os exames de Covid-19 e influenza a pacientes em estado grave e profissionais de saúde e serviços essenciais devido ao risco de falta de insumos. A companhia é dona da maior rede de laboratórios de medicina diagnóstica do país, com bandeiras como Delboni Auriemo, Sergio Franco e SalomãoZoppi.

Para acompanhar hoje:

06h: relatório mensal do BCE (Banco Central Europeu)
09h: crescimento do setor de serviços em novembro
10h30: pedidos por seguro-desemprego nos EUA
10h30: inflação do produtor (IPP) nos EUA em dezembro
16h: inflação argentina em dezembro


Você também pode gostar
Redação IF Publicado em 12.maio.2022 às 09h59
Redação IF Atualizado em 16.abr.2022 às 07h50
Pix substitui caixas eletrônicos com saques em estabelecimentos e gera nova disputa entre bancos

A possibilidade de tornar qualquer caixa registradora de loja um caixa eletrônico, à primeira vista, é o grande trunfo de Pix Saque e Troco

Redação IF Publicado em 12.abr.2022 às 14h42
Análise: Desaceleração no setor de serviços segura revisões positivas para o PIB

Especialistas avaliam que a economia está em um patamar pior do que se acreditava no início do ano